Publicidade

Após vitória na estreia pelo Inter, Mano opina sobre a presença de treinadores portugueses no futebol brasileiro

Técnico da equipe gaúcha se mostrou favorável à presença de técnicos de fora no Brasil

Após um longo período inativo após as passagens por Bahia e Al Nassr, da Arábia Saudita, Mano Menezes está de volta ao futebol comandando o Inter e a estreia não poderia ter sido mais animadora. Com atuação segura neste sábado em partida válida pelo Brasilerão, o colorado venceu o Fluminense por 1×0 dentro do Maracanã com gol de Alexandre Alemão, que saiu do banco novamente para decidir.

Mano, no período que ficou fora dos gramados, viu uma legião de treinador estrangeiros – principalmente portugueses – dominarem o mercado brasileiro. Na coletiva pós-jogo no Rio de Janeiro, ele se disse favorável à vinda de profissionais de fora, mas fez uma ressalva:

“Eu acho bom. Acho que faz os profissionais que são daqui terem que se preparar ainda melhor. O que eu questiono é trazer um treinador só por ele ser português, só por ele ser espanhol. Não dá para contratar pelo passaporte. Os clubes devem trazer um bom treinador português, um bom treinador espanhol…”, declarou.

Atualmente, grandes clubes do futebol brasileiro contam com treinadores de Portugal: o Flamengo com Paulo Souza, o Palmeiras com Abel Ferreira, o Corinthians com Vítor Pereira e o Botafogo com Luís Castro, para efeito de estatística.

Confira outras declarações de Mano Menezes após Fluminense 0x1 Inter:

Possíveis alterações no time

“Não é cedo pra fazer alteração, mas é cedo pra avaliar individualmente. Não vou fazer. É importante o jogador sentir a transparência do treinador. É importante eles verem justiça nas avaliações do técnico. Isso desenvolve um respeito na relação entre jogador e treinador”

Moledo fora do jogo contra o Independiente Medellín na Colômbia

“O único jogador que vamos deixar no Brasil é Moledo. Ele teve uma recuperação difícil depois do jogo contra o Fortaleza e viajar 15 horas pra Colômbia não é a melhor forma de recuperar. Vamos seguir o planejamento”

Alemão

“Alemão ainda está em formação. Oscila entre lances brilhantes e jogadas que ainda não saem. Precisamos ter essa compreensão. Ele é voluntarioso, briga por todas as bolas, incomoda os zagueiros. E no gol fez o movimento que o atacante tem que fazer em jogada de linha de fundo. Atacou a bola. E eu expliquei ao Wesley, que o atacante não pode esperar a jogada para romper o lance. Você tem que sair na frente. Isso é um aprendizado pra todos eles”

Início de trabalho

“A gente fez dois treinamentos. Possibilitariam pequenos ajustes, mas certamente não a ponto de modificar a equipe significativamente. Procuro sempre ser justo, não vou assumir elogios que ainda não são de um trabalho que está começando”

Postura da equipe

“Vi pela televisão domingo uma mudança de comportamento do Inter. Por isso digo que não é só mérito da comissão que está chegando. A gente já começa a enxergar coisas que já não serviam. Com outros olhos. Com vitória é bem melhor de analisar”

você pode gostar também

Utilizamos cookies. Aceitar Ler políticas