
Insatisfeito com a arbitragem de Wilton Pereira Sampaio no empate em 0x0 contra o Corinthians na última quinta-feira, no Beira-Rio, o Inter esteve representado por dois dirigentes em reunião na CBF e teve acesso ao conteúdo das conversas no VAR no fatídico lance do pênalti de Ramiro – dado e depois desmarcado por Wilton.
De acordo com o canal Vozes do Gigante, o vice-jurídico Guilherme Mallet e o assessor do Conselho de Gestão José Olavo Bisol estiveram com o chefe da comissão de arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba, e notaram uma “falta de consenso” com o que ouviram do diálogo dos árbitros.
O Ramiro claramente usa o braço para se apoiar no chão, e não para interceptar o cruzamento do Internacional. Para mim, pênalti bem anulado! pic.twitter.com/kMowKAlb3j
— Fiel News (@FielNews) February 26, 2021
“Em análise às imagens e áudios da arbitragem, principalmente no lance do pênalti, verificamos que não houve consenso entre a equipe do VAR quanto a “mão de apoio”. Cobramos a ausência de critérios, referindo o vídeo em que o próprio Gaciba (chefe da arbitragem na CBF) apresenta lance idêntico, informando que seria caso de pênalti. Ele, porém, argumentou que eram situações distintas, explicando posição corporal de ambos os casos e demonstrando outros exemplos em vídeos de bolas em braço de apoio”, relatou Mallet ao Vozes.
Este é o vídeo de Gaciba citado pelo dirigente:
Aqui a explicação do porquê o lance de Ramiro é pênalti.
Tire suas conclusões. pic.twitter.com/wzl7sevdYb
— chicogarciaa (@chicogarciaa) February 26, 2021
No momento em que o Wilton assinala a penalidade, a cabine do VAR faz um chamado orientando ao árbitro de campo para verificar a presença da “mão de apoio” de Ramiro, que foi a motivação para a invalidação do pênalti inicialmente marcado.
O Inter não tomará nenhuma medida quanto ao lance e ao resultado da partida, mas promete seguir atuando permanentemente junto à CBF para melhorar os critérios da arbitragem nacional.
VEJA MAIS – Exclusivo: Abel dá detalhes da saída do Inter, diz que desmarcou reunião com a diretoria e reforça carinho pelo clube