Chegou oficialmente ao fim a atual passagem do técnico Renato Portaluppi pelo Grêmio. Após uma reunião que durou aproximadamente 40 minutos em um hotel de Porto Alegre nesta segunda-feira, o treinador reforçou o desejo de interromper o ciclo em conversa com o presidente Alberto Guerra, que acatou a decisão tomada. Agora, o mandatário buscará um novo profissional para o seu último ano de primeiro mandato no cargo.
Um dos nomes favoritos de Guerra e de membros do Conselho de Administração do Grêmio é Tite. O experiente profissional se encontra livre no mercado desde a saída do Flamengo, onde foi demitido alguns dias depois da queda para o Peñarol nas quartas de final da Libertadores. Em seu lugar, Filipe Luís entrou, melhorou o time e levou o Fla ao título da Copa do Brasil.
Tite, porém, não estaria convencido a seguir trabalhando no futebol brasileiro em 2025. Seu desejo é ter uma experiência treinando algum clube da Europa, onde esteve recentemente acompanhando jogos e estudando mercados. No Grêmio, o treinador esteve no começo da carreira e levantou os títulos do Gauchão e da Copa do Brasil de 2001.
EXCLUSIVA – Patrício pede mais raça aos jogadores do Grêmio e cita bastidores da Batalha dos Aflitos: “Quem viu, viu”
Grêmio pode olhar para o mercado exterior
Se optar por um profissional estrangeiro, o Grêmio tem o ex-centroavante argentino Hernán Crespo como opção. Ele está sem clube desde a saída do Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos, sendo que conhece o futebol brasileiro pela passagem que teve pelo São Paulo no ano de 2021. Antes, se destacou ao vencer a Copa Sul-Americana com o Defensa y Justicia, da Argentina – o tricolor gaúcho está garantido na “Sula” de 2025.
Outro nome elogiado nos bastidores do Grêmio é o do ex-lateral Francisco Arce, que é paraguaio, jogou com muito sucesso no clube na década de 90 e atualmente treina o Guaraní, do Paraguai. Considerada uma solução “caseira”, Arce já treinou o Cerro Porteño e o Olimpia, que são os dois maiores times do país.
A nota oficial gremista sobre a saída de Renato
O Grêmio comunica que o contrato do técnico Renato Portaluppi não será renovado para a próxima temporada. Em reunião na manhã desta segunda-feira com o presidente Alberto Guerra o treinador informou o desejo de deixar o Clube.
Renato é o técnico que mais vezes comandou o Grêmio na história. Em 2024, alcançou a marca de 805 partidas, sendo 542 jogos como treinador. O Clube agradece por toda a dedicação e empenho durante mais esta passagem pelo Tricolor e seguirá torcendo pelo seu sucesso. Ídolo como atleta e técnico, Renato será sempre reconhecido por sua contribuição ao Grêmio.