Em busca de reforços para o setor de ataque, Internacional e Grêmio avançaram nos últimos dias nas contratações de Taison e Rafael Borré, respectivamente. Ambos deram o “ok” para o pré-contrato proposto, mas, mesmo que sejam anunciados agora, só poderão jogar a partir do mês de agosto.
Os dois têm contrato com os seus atuais clubes, Shakthar Donetsk e River Plate, até o dia 30 de junho. Até lá, a condição para terem as inscrições antecipadas seria o registro até 23 de maio, data final do fechamento desta janela. O Inter tenta a liberação junto ao clube ucraniano, enquanto o Grêmio, a princípio, não trabalha com esta possibilidade.
Mesmo que Taison e Borré passem a ser jogadores livres a partir de 1° de julho, a regra para transferências internacionais segue válida. Assim, só podem ser registrados na abertura da janela seguinte, a partir do dia 1° de agosto, quando enfim estariam aptos para jogar nos novos clubes.
No caso de Borré, não haverá problema se ele participar da Libertadores pelo River Plate nos jogos iniciais. Caso o Grêmio avance ao mata-mata, ele poderá jogar normalmente, uma vez que o regulamento está aceitando que um jogador defenda dois clubes em fases distintas.
Mas, aí também vale para Taison, eles só jogariam a competição continental a partir das quartas de final caso Inter e Grêmio lá estejam. As oitavas, por exemplo, estão previstas para 14 e 21 de julho.