Apesar do 100% de aproveitamento do time de garotos na temporada, o auxiliar-técnico de Renato Portaluppi, Alexandre Mendes, tratou de conter a empolgação com os jovens em entrevista coletiva depois de Grêmio 2×0 Aimoré na noite desta sexta-feira, pelo Gauchão. O assistente também fez elogios, mas lembrou do processo de evolução e antecipou que erros e falhas ainda serão normais.
Mendes ainda elogiou o veterano e capitão da turma Cortez, que tem jogado em meio à garotada, e evitou bancar Brenno como titular absoluto mesmo diante da grande atuação demonstrada – confira as principais aspas do assistente:
Calma com os garotos:
“Três jogos são muito pouco. Precisamos dar tempo ao tempo. A médio e longo prazos o Renato pode pensar para utilizar no grupo principal. Eles tendem a evoluir. Oscilam pela idade, mas têm qualidade”
A vitória sobre o Aimoré:
“A capacidade de entendimento desses garotos. Qualquer treinamento, eles assimilam. Trabalhados, coordenados, eles assimilam bastante e conseguem aplicar no jogo. Buscamos uma estratégia. Sabíamos que eles baixariam a marcação. Na maioria das vezes, deu certo. Apesar dos gols de bola parada, tivemos outras oportunidades, com êxito no jogo”
POSSÍVEL TITULARIDADE DE BRENNO:
“Não se pode credenciar um jogador com pouca idade com uma responsabilidade tão grande, pois na primeira falha ele vai ser crucificado. A tendência é ele evoluir, tem tudo para mais na frente assumir a titularidade”
PEDRO LUCAS:
“Sobre o Pedro Lucas, tem que ter um pouco mais de calma, jogou um jogo e meio só. É um atleta muito técnico, muito inteligente. Tem uma dificuldade de posicionamento que estamos tentando corrigir”
RICARDINHO:
“O Ricardinho é extremamente oportunista, nós temos falado isso nos vídeos e treinamentos. Ele tem mobilidade e aceleração curta. Falta algo a mais pra ele, mas tende muito a evoluir”
OPÇÕES COM LÉO CHÚ:
“O Léo Chú, pra quem não acompanhou, no Ceará jogava pela esquerda. Mas já jogou pela direita e até vindo de trás. Ele nos dá opção”
CORTEZ:
“Além de ser um líder nato, ele (Cortez) é um profissional exemplar. Procura sempre fazer o que pedimos, mesmo com a idade. Ele faz muito bem ao grupo. Ele se propôs a estar nesse processo de renovação da garotada”