
O Inter oficializou a contratação do volante uruguaio Alan Rodríguez, de 25 anos, que chega do Argentinos Juniors para reforçar o meio-campo colorado. O atleta assinou contrato até dezembro de 2029 e já está em Porto Alegre, onde iniciou os trabalhos com o elenco comandado por Roger Machado.
A negociação envolveu o pagamento de US$ 4 milhões (R$ 22,3 milhões) por 80% dos direitos econômicos do jogador, que estavam divididos entre o Argentinos Juniors e o Boston River, do Uruguai. Capitão da equipe argentina, Alan disputou 93 partidas, marcou oito gols e deu cinco assistências durante sua passagem pelo clube.
Mais do que números e cifras, Alan Rodríguez chegou a Porto Alegre com um discurso carregado de emoção, memória afetiva e ambição. Em sua primeira fala, divulgada em vídeo pelo clube, como jogador do Inter, o volante demonstrou profundo respeito pela história do clube e uma conexão genuína com a torcida colorada.
Com a saída de Potter, “Sala de Redação” terá outro representante da torcida do Inter
Memória afetiva e conexão com o Inter
⚽ Fique por dentro de Grêmio e Inter!
Receba vídeos, lances e notícias direto no WhatsApp. Escolha seu time e entre no grupo!
Alan Rodríguez revelou que sua relação com o Internacional começou ainda em 2017, quando visitou o museu do clube durante uma participação no Campeonato Ipiranga de juvenis com o Defensor Sporting. “Ficou gravado na minha memória algo da história do clube que até hoje eu lembro: a forma como o estádio foi construído, com torcedores colaborando com o que podiam trazer, e havia plaquinhas com os nomes deles ao redor do estádio. Isso me chamou muito a atenção”, disse o jogador.
Essa lembrança foi decisiva para sua escolha. Segundo ele, o entusiasmo da torcida no jogo contra o Fluminense, que assistiu das arquibancadas, o tocou profundamente. “Senti muito o calor da torcida, a maré vermelha do Internacional, e isso me deu muita vontade de estar dentro de campo.”

Perfil competitivo e liderança natural
Alan atua preferencialmente como segundo volante, mas também já jogou mais avançado e aberto pela direita. Sua última partida foi em 28 de maio, quando deu duas assistências na vitória do Argentinos Juniors por 3×0 sobre o Excursionistas, pela Copa Argentina.
Inter busca encontrar causas da queda de rendimento, mas descarta salários atrasados
Alan Rodríguez é conhecido por sua intensidade, leitura de jogo e versatilidade. Pode atuar como primeiro ou segundo volante, além de contribuir na criação ofensiva. No Argentinos Juniors, foi capitão da equipe, disputou 93 partidas, marcou oito gols e deu cinco assistências.
Em sua fala, Alan Rodríguez destacou seu estilo de jogo:
“Talvez vocês me vejam em todos os cantos do campo, porque gosto de jogar assim — é a forma que tenho de contagiar meus companheiros e transmitir atitude e energia. Gosto de chegar ao gol, gosto de ajudar a defender nosso arco, acho isso muito importante.”
Ele também ressaltou sua postura dentro do grupo: “Acho que é algo que a gente carrega naturalmente desde pequeno — não por ter um temperamento forte ou gritar o tempo todo, mas por transmitir aos companheiros o desejo de vencer, deixar que eles me contagiem também.”
Adaptação e apoio dos companheiros
A adaptação cultural e linguística foi facilitada por outro uruguaio do elenco, o goleiro Sergio Rochet, que já vinha ajudando Alan antes mesmo da chegada. “O Chino Rochet já está me ajudando muito antes mesmo de eu chegar — agradeço a ele também. Tudo isso ajuda para que eu me sinta mais confiante e possa render dentro de campo.”
Alan também conversou com D’Alessandro, ídolo colorado, buscando entender o ambiente do clube. “Com o Rochet eu quis saber como era o clube, o ambiente nos jogos, o clima no vestiário. E tudo o que ele me disse eu vejo hoje: o ambiente no estádio, a alegria no vestiário, o bom companheirismo.”

Promessa à torcida colorada
Em um dos trechos mais marcantes de sua fala, Alan Rodríguez fez uma promessa direta à torcida: “O que posso dizer à torcida é que fiquem tranquilos: vou defender a camisa do Internacional com tudo, disso não tenham dúvida.”
Ele também reforçou seu comprometimento com o clube dentro e fora de campo: “Sou uma pessoa muito familiar, muito sociável, não tenho problema em conversar com torcedores, encontrá-los na rua e bater papo. Minha esposa e meus filhos também são muito ligados à família, e isso ajuda na adaptação deles e me permite estar focado no que preciso.”
Negociação complexa e aposta estratégica
A negociação com o Argentinos Juniors envolveu tratativas desde o início de julho. O Inter precisou apresentar garantias bancárias para destravar o acordo. Além do clube argentino, o Boston River também detinha parte dos direitos econômicos, o que exigiu ajustes na proposta.
Internamente, Alan Rodríguez é visto como uma peça-chave para o meio-campo, especialmente após a saída de Rômulo e a lesão de Fernando. Ele chega para disputar posição com nomes como Thiago Maia, Bruno Henrique e Luis Otávio, oferecendo novas alternativas ao técnico Roger Machado.
Expectativas e próximos passos
O Colorado segue vivo nas três principais competições da temporada: Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores. A chegada de Alan Rodríguez é parte de uma estratégia para elevar o nível competitivo do elenco e manter o clube na briga por títulos.
Com a janela de transferências aberta até 2 de setembro, o Inter ainda busca reforços, mas a contratação de Alan Rodríguez já é considerada uma das mais importantes do ano.

Estreia próxima e desafios de inscrição
Apesar de já estar integrado ao grupo, Alan não poderá atuar contra o Fluminense pela Copa do Brasil, pois não foi regularizado no BID a tempo. A expectativa é que ele esteja disponível para o jogo contra o Bragantino, no próximo fim de semana. Caso apareça no BID poderá ser relacionado para o duelo contra o São Paulo, neste domingo (4), para permanecer no banco como opção.
A chegada de Alan eleva para dez o número de estrangeiros no elenco colorado. Como as competições nacionais permitem apenas nove relacionados por partida, a comissão técnica terá que administrar cuidadosamente as convocações. Os outros estrangeiros são: Rochet, Aguirre, Mercado, Bernabei, Romero, Carbonero, Valencia, Borré e Alan Benítez.