Após o vice-presidente de relações externas do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o BAP, sugerir “sacanagem” de Abel Braga em 2019 no clube, além de questionar se o treinador dava entrevistas “bêbado ou drogado”, o técnico se manifestou em nota oficial e prometeu processar o dirigente.
BAP relembrou algumas entrevistas de Abel que pegaram mal com os rubro-negros, como na ocasião em que disse que o Beira-Rio era o estádio mais lindo do Brasil e que perder fora de casa para o Atlético-MG era normal – confira o vídeo ao canal Ser Flamengo, do conselheiro Tulio Rodriguez:
Que falta de respeito com o Abel! Podem criticar o seu trabalho, isso faz parte, mas usar os termos “bebeu e drogado” com um cara tão íntegro e do bem como ele, isso sem falar na tragédia pessoal a qual o Abelão passou é de uma crueldade sem tamanho! pic.twitter.com/zelnv5JnPF
— Benjamin Back (@benjaminback) June 28, 2020
Em nota oficial, Abel falou em “decepção”, “desespero” e também em “arrogância:
“Decepção e, talvez, uma outra palavra pode ser usada nessa circunstância: desespero. O cara que me contratou, sabe-se lá por qual motivo, resolveu falar coisas muito fortes a meu respeito um ano depois. Tenho uma vida no futebol. As críticas em relação ao trabalho fazem parte da profissão. Temos que saber assimilar, tirar proveito disso tudo e nos tornar profissionais melhores. Mas partir para o lado pessoal, destilando palavras graves e sem qualquer sentido, é muito sério. Pessoas arrogantes assim não mereciam estar à frente de um clube como o Flamengo. Talvez por isso seja tão rejeitado lá dentro. Entendo até que tenha falado isso para ganhar holofote. Perdeu muito espaço no clube e ficou à sombra do Marcos Braz, o principal responsável pelas contratações e conquistas. Vitórias e derrotas fazem parte desse universo. Procuro sempre absorver as adversidades e aprendizados que a profissão me traz. Sem deixar de ser verdadeiro, levantando sempre a bandeira da transparência, do meu caráter formado e moldado há décadas no mundo do futebol. Disso nunca abrirei mão. Fico perplexo que pessoas como este cidadão ainda tenham trânsito nesse nosso meio. Que Deus perdoe essas pessoas ruins. Mas vamos resolver isso. Ele terá que repetir tudo que disse na Justiça”, disse o ex-colorado.
Depois de deixar o Flamengo, onde foi trocado pelo português Jorge Jesus, o técnico multicampeão pelo Inter ainda teve passagens sem destaque por Cruzeiro e Vasco da Gama, estando hoje livre no mercado.