Em uma audiência pública promovida pela Comissão do Esporte no Senado Federal, com tema em “Manipulação de Resultados em Eventos Esportivos”, o jogo entre Corinthians 4×4 Grêmio foi analisado pela bancada pelo lance polêmico de pênalti não dado em toque de Yuri Alberto e ganhou comentários do ex-jornalista esportivo e atual senador, Jorge Kajuru.
Kajuru esteve na mesa ao lado do presidente da comissão, Romário, do chefe da comissão de arbitragem da CBF, Wilson Seneme e do árbitro Bruno Arleu, que, coincidentemente, apitará Grêmio x Palmeiras nesta quinta – saiba aqui tudo sobre o jogo. Durante a sua fala, Kajuru revelou ter recebido uma ligação de outro senador na noite da partida na Neo Química Arena na segunda-feira:
- Reinaldo diz que arbitragem favorece Corinthians em lances duvidosos: “Não é a primeira vez”
- Renato revela resposta do árbitro sobre pênalti não dado e vê decisão inaceitável: “Jogaço manchado”
“O senador Carlos Portinho me ligou na noite do dia do jogo e falou: ‘Kajuru, não estou acusando, mas pra mim há suspeita de manipulação nesse erro’. E eu concordei com ele. Sem aqui dizer que estou acusando. Mas fiquei na dúvida. Ali pode ter tido manipulação de resultado, pois é algo que infelizmente vem acontecendo no futebol brasileiro”, disse Kajuru.
Seneme, no entanto, não quis ir por esta linha em sua resposta: “Os árbitros são honestos até que se comprovem o contrário”, respondeu, sem citar o nome do juiz envolvido no jogo, Wilton Pereira Sampaio.
Árbitros de Corinthians 4×4 Grêmio são convidados pelo Senado Federal
Wilton Pereira Sampaio e os seus auxiliares, inclusive os do VAR, foram chamados para dar explicações nesta mesma comissão do Senado Federal em data a ser marcada. Posteriormente ao jogo entre Corinthians x Grêmio, o VAR, Emerson de Almeida Ferreira (MG) e os assistentes Johnny Barros de Oliveira (SC) e Michel Patrick Costa Guimarães (MG) foram suspensos pela CBF, enquanto Wilton ainda tem a sua situação analisada.