
A atual fase do Grêmio evidenciou um problema preocupante na criação de jogadas ofensivas. Mesmo considerados os dois principais articuladores da equipe, Monsalve e Cristaldo não contribuíram diretamente para nenhum gol — seja com gols ou assistências — nos últimos 10 jogos, segundo levantamento do site “Guia do Sport”.
A última vez que ambos participaram da criação de jogadas que resultaram em gol foi durante o Campeonato Gaúcho. No entanto, desde o início do Brasileirão e da Sul-Americana, a dupla ainda não encontrou formas de ajudar o Grêmio a balançar as redes. Esse cenário tem gerado preocupação na comissão técnica comandada por Mano Menezes.
Prestígio e confiança da comissão técnica
Apesar da estatística negativa, tanto Cristaldo quanto Monsalve seguem prestigiados por Mano Menezes. Monsalve, que foi titular desde o último Gre-Nal (1×1 na Arena), tem recebido sequência e elogios pela entrega tática e comportamental em campo. Cristaldo, por sua vez, perdeu a titularidade recentemente, mas entrou contra o Godoy Cruz e trouxe impacto positivo, sendo citado pelo treinador como uma peça que ajudou a melhorar o desempenho da equipe.
Tentativa de mudança contra o Vitória
Para tentar virar esse cenário, a dupla é vista como peça importante para o confronto deste domingo (27), às 18h30, contra o Vitória, em Salvador, pelo Brasileirão. O Grêmio busca sua segunda vitória na competição, enquanto Mano Menezes tenta ajustar o meio-campo e melhorar a conexão entre os criadores e os atacantes.