Em recente edição do programa Seleção SporTV, do qual é o apresentador fixo, o jornalista André Rizek fez uma análise da vinda de Gustavo Quinteros para o Grêmio, em contrato de um ano com cláusula de renovação por mais um mediante entrada na Libertadores de 2026. O comunicador traçou um paralelo da realidade da Argentina, onde ele estava no Vélez, com a brasileira:
“Ele deixa o campeão argentino, que disputará a Libertadores, para vir a um clube brasileiro que sequer sinaliza que vai entrar para ganhar o Brasileirão. Ele terá um elenco de nível intermediário e ele prefere largar um time na ponta da Argentina para assumir um gigante, que é o Grêmio, mas que se imagina em um nível intermediário”, afirmou o jornalista.
Rizek ainda relembrou que o Grêmio não tinha um estrangeiro no comando desde 2005, com Hugo De León, que é uruguaio e ex-zagueiro vitorioso do próprio tricolor. E ainda citou que, mesmo fora da Libertadores e com elenco “intermediário”, o clube gaúcho segue em patamar “muito diferente” dos clubes argentinos:
“Fazia 20 anos que o Grêmio não trazia um estrangeiro, desde o De Léon, que é um grande gremista. Nem conta como estrangeiro, conta como gremista. Mas quando você compara o estádio e o CT do Grêmio, com os do Vélez, é mesmo um patamar muito diferente”.
Mais informações de Gustavo Quinteros no Grêmio
Segundo a direção gremista, Quinteros chegará a Porto Alegre entre os dias 6 e 8 de janeiro para conhecer as instalações do clube e começar o trabalho de 2025. A reapresentação será no dia 8 e a estreia vai acontecer fora de casa, pelo Gauchão, dia 22 ou 23, contra o Brasil de Pelotas.
Nome: Gustavo Domingo Quinteros Desábato.
Nascimento: 15/02/1965 (59 anos).
Local: Cafferata/ARG.
Clubes como treinador: Blooming/BOL, San Martín de San Juan/ARG, Blooming/BOL, Bolívar/BOL, Oriente Petrolero/BOL, Seleção da Bolívia, Emelec/EQU, Seleção do Equador, Al-Nassr/SAU, Al-Wasl/EAU, Universidad Católica/CHI, Tijuana/MEX, Colo Colo/CHI e Vélez Sarsfield/ARG.
Títulos: Campeão Boliviano 2005 (Blooming); Campeão Boliviano 2009 (Bolívar); Torneio de Inverno e Campeão Boliviano 2010 (Oriente Petrolero); Campeão Equatoriano 2013 e 2014 (Emelec); Campeão Chileno 2019 e Campeão da Super Copa do Chile 2019 (Universidad Católica); Campeão da Copa do Chile 2021, Campeão da Super Copa do Chile 2022, Campeão Chileno 2022 e Campeão da Copa do Chile 2023 (Colo Colo); Campeão Argentino 2024 (Vélez Sarsfield).