
Com eleições presidenciais marcadas para o segundo semestre deste ano, o Grêmio começa a ver os seus bastidores esquentarem bastante com ações de movimentos de oposição. Sete deles assinaram nota nesta semana com quatro demandas principais, foram eles: Grêmio Mais Democrático, Vem pro Grêmio, Avalanche, Grêmio Menino Deus, Grêmio da Torcida, Grêmio em Movimento e Grêmio sem Fronteiras.
Os movimentos citaram o “momento crítico” vivido pelo clube em diversos setores e estabeleceram o executivo de futebol Luís Vagner Vivian como um dos principais alvos, solicitando a sua saída do Grêmio. Confira a íntegra da longa nota dos movimentos:
- Braithwaite enfrenta maior jejum de gols e vira dilema para Mano Menezes
- De quem era o veículo atingido por torcedores durante protesto no CT

Nota oficial de movimentos de oposição do Grêmio:
Os movimentos de oposição supracitados, devidamente organizados e representados junto ao Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, vêm a público manifestar sua profunda preocupação com a situação em que se encontra o Clube.
Vivemos um momento crítico, marcado por instabilidade técnica, ausência de comando claro no Departamento de Futebol e crescente distanciamento entre o Clube e a sua torcida. As sucessivas atuações decepcionantes em campo e a falta de respostas institucionais coerentes tornaram evidente a necessidade de mudanças estruturais imediatas. Diante disso, os movimentos cobram da Presidência do Clube:
1- A imediata substituição do Executivo de Futebol, cuja gestão tem se mostrado totalmente ineficaz. O Grêmio necessita de um profissional experiente, com liderança consolidada, visão estratégica e que compreenda a grandeza do cargo que ocupa.
2- A definição e execução urgente de um plano de reformulação do elenco, com contratações pontuais, assertivas e com perfil de liderança técnica, além da saída de atletas que vêm acumulando falhas graves e recorrentes, comprometendo o desempenho coletivo. A reconstrução da equipe deve ser feita com critério, responsabilidade e foco competitivo.
3- A atuação direta e imediata junto à Arena Porto Alegrense visando a resolução dos históricos problemas de acesso ao estádio, bem como de redução do valor dos ingressos. A relação entre Clube e torcedor precisa ser restabelecida com ações concretas, campanhas de incentivo e condições que valorizem o papel da torcida como diferencial histórico do Grêmio.
4- A realização de Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo para debate do futebol.