
Enquanto tenta se acertar dentro de campo e voltar a obter bons resultados, de preferência já no sábado fora de casa contra o São Paulo pelo Brasileirão, o Grêmio começa a ver o seu ambiente político e eleitoral se aquecer bastante. O primeiro nome para a candidatura presidencial no segundo semestre já se lançou oficialmente, caso de Denis Abrahão, ex-dirigente histórico do clube e vice de futebol entre 2021 e 2022.
Ele, claro, terá adversários e um deles, a ser confirmado em breve, é Marcelo Marques, atual sócio-proprietário do grupo do ramo alimentício Marquespan, que já há alguns anos patrocina o Grêmio. Atualmente, a marca está estampada nas costas dos jogadores dentro da numeração do uniforme.
Recentemente, o nome de Marques ganhou força entre alguns conselheiros e começou a ser lançado para o pleito. Ele teria um perfil mais empresarial no comando do clube, trazendo para o Grêmio a longa experiência que teve no mercado nesses anos todos.
Maicon marca data para vir ao RS e explica como se aproximou de candidato do Grêmio
Marcelo Marques, proprietário da Marquespan, pode concorrer à presidência do Grêmio para o triênio 2026-2028.
Marcelo foi convidado recentemente por conselheiros a disputar a eleição que acontecerá em novembro. pic.twitter.com/gu7Lz0zATd
— Soccer News Grêmio (@soccergfbpa) May 15, 2025
Maicon avalia trabalho de Mano e confirma parceria com Caleffi: “Grêmio é minha casa”
Cenário da situação do Grêmio ainda é incerto
⚽ Fique por dentro de Grêmio e Inter!
Receba vídeos, lances e notícias direto no WhatsApp. Escolha seu time e entre no grupo!
Por regra prevista no estatuto do Grêmio, o atual mandatário Alberto Guerra tem condições legais de tentar um segundo mandato visando o comando da principal cadeira do clube entre 2026 e 2028. Mas, até o momento, em todas as suas manifestações públicas sobre o assunto, desconversou e não bancou uma nova candidatura.
Caso Guerra não tente um segundo mandato, ele pode apoiar algum dos seus atuais vices eleitos que possa ter o interesse em seguir o trabalho. Vale lembrar que, atualmente, o presidente em exercício do Grêmio é Eduardo Magrisso, que vem inclusive centralizando críticas à gestão da Arena.
Baldasso revela ser vizinho de pré-candidato do Grêmio: “Tem ótimas intenções”
No final de 2022, chegou ao fim o longo comando de Romildo Bolzan Jr no Grêmio, algo que durava desde 2015 pós-era Fábio Koff. Naquele momento, Alberto Guerra venceu uma eleição relativamente apertada contra Odorico Roman para o triênio 2023/25.