Grêmio

Na memória: decisão de Mano tirou delegação do Grêmio de uma das maiores tragédias do Brasil

Delegação tricolor cogitou estar no voo da Tam que se acidentou em Congonhas

Desde os últimos dias, está no ar na Netflix o documentário sobre o trágico acidente com o voo da TAM 3054, que caiu em Congonhas em 17 de julho de 2007 e matou 199 pessoas, o que, na época, gerou medo e muito nervosismo em relação a profissionais do Grêmio. Isso porque o clube jogaria contra o Goiás fora de casa dois dias depois e cogitou utilizar aquele voo para fazer conexão até Goiânia.

A logística planejada pelo Grêmio, no entanto, não conseguiu comportar todos os jogadores no trágico voo da TAM, de modo que apenas uma parte da delegação conseguiria ir naquela viagem e o grupo teria que ser dividido. Tal situação incomodou o técnico da época, Mano Menezes, que pediu uma nova solução aos dirigentes.

“Em uma conversa com Mano Menezes, decidimos ir para Brasília e então para Goiânia”, explicou o dirigente gremista Paulo Pelaipe à imprensa na época, depois do clube conseguir embarcar toda a sua delegação em um outro voo no mesmo dia direto para Brasília, chegando por volta das 22h15.

“A tragédia ocorrida com o voo 3054 da TAM, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, causou enorme susto junto a familiares e torcedores do Grêmio, pois a delegação com os profissionais do clube embarcara na tarde desta terça-feira, rumo a Goiânia, onde o time joga na noite de quinta contra o Goiás. A possibilidade de que os atletas estivessem no avião que saiu de Porto Alegre causou apreensão à comunidade gaúcha e em especial aos gremistas”, diz matéria do site UOL, publicada nas primeiras horas do dia 18 de julho de 2007.

Grêmio de Mano Menezes
Mano Menezes de volta ao Grêmio depois de 18 anos – Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Grêmio empatou com o Goiás

Passado o susto e mantida a enorme tristeza pela tragédia que chocou o Brasil e afetou inúmeros gaúchos, o Grêmio fez o seu jogo diante do Goiás naquela quinta-feira pelo Brasileirão e empatou em 0x0. O time de Mano, na época, tinha nomes como Saja, Patrício, William, Sandro Goiano, Tcheco, Diego Souza, Tuta, entre outros, tendo sido campeão gaúcho e vice da Libertadores na mesma temporada.

Quer acompanhar os jogos de Grêmio e Inter? Vídeos com os melhores lances, informações e muito mais. Clique no botão abaixo e siga nosso canal!

O documentário “Congonhas: tragédia anunciada”, já disponível na Netflix, traz bastidores do acidente, explicações das causas e consequências, depoimento de familiares e um panorama completo de como estava a aviação brasileira na época.

Ajude o Zona Mista a continuar no ar! Contribua com qualquer valor para manter nosso servidor ativo:

PIX - DOE - ZONA MISTA
Copie e cole: 00020126840014br.gov.bcb.pix0114293715460001300244Apoie o jornalismo independente - Zona Mista5204000053039865802BR5910ZONA MISTA6012PORTO ALEGRE62250521ZonaMistaIndependente6304D19D