
Acabou a espera. O Grêmio oficializou nesta segunda-feira (21) a contratação de Mano Menezes como novo técnico. O gaúcho, de 62 anos, retorna ao clube após duas décadas, e será o substituto de Gustavo Quinteros para comandar o Tricolor nas disputas do Brasileirão, da Sul-Americana e da Copa do Brasil.
O anúncio marca um momento especial na história do treinador. O retorno ocorre exatamente 20 anos depois de sua primeira passagem pelo Grêmio, quando foi anunciado, em 21 de abril de 2005, para liderar o clube na Série B. Mano ficou eternizado pela histórica campanha que culminou na Batalha dos Aflitos, garantindo a volta do Tricolor à elite do futebol brasileiro. Além disso, ele conquistou dois títulos do Campeonato Gaúcho e chegou à final da Libertadores de 2007, sendo derrotado pelo Boca Juniors.
“O Passo do Sobrado é uma cidade pequena que fica entre Venâncio Aires , Santa Cruz do Sul e Rio Pardo. Meu primeiro clube grande foi o Grêmio em 2005. E o comportamento do torcedor influencia diretamente no jogo. E aqui no Brasil o fator local influencia muito o jogo, o comportamento da equipe. Acho que fui muito feliz na trajetória de poder ir crescendo gradativamente”.
Títulos e trajetória
Mano Menezes traz um currículo robusto ao Grêmio. Ele acumula três títulos da Copa do Brasil: um com o Corinthians, em 2009, e dois com o Cruzeiro, em 2017 e 2018. Também coleciona cinco títulos estaduais, sendo dois no Rio Grande do Sul, um em São Paulo e dois em Minas Gerais.
Além de sua trajetória nos clubes, o técnico tem passagem pela Seleção Brasileira, que comandou a partir de 2010. Na ocasião, Mano foi contratado pela CBF enquanto disputava o título do Brasileirão com o Corinthians.
Comissão técnica e reforço estratégico
Mano Menezes chegará acompanhado por uma equipe técnica composta por mais três profissionais. O auxiliar James Freitas e o preparador físico Rogério Dias permanecem na comissão fixa do Grêmio.
Além disso, o clube ainda trabalha na definição do cargo de coordenador técnico, que pode ser assumido por Luiz Felipe Scolari, o Felipão. O experiente multicampeão segue em negociação para ocupar uma posição estratégica e atuar como elo entre direção, comissão e elenco.
Mais notícias do Grêmio:
- A atitude “extracampo” de Alan Patrick que irritou o Grêmio no Gre-Nal
- Mauro Cezar elogia árbitro do Gre-Nal e não vê pênalti para o Grêmio: “Isso só é falta no Brasil”
- Grêmio e Mano Menezes: as últimas informações sobre o acerto e a expectativa de anúncio
Próximos desafios
Mano tem pela frente grandes compromissos para iniciar sua jornada no Grêmio. A expectativa é alta para a estreia do técnico, que busca reorganizar o time e alcançar resultados expressivos em competições importantes. A estreia será fora de casa diante do Godoy Cruz, na Argentina, quinta, às 19h.
Ficha técnica
Nome: Luiz Antônio Venker Menezes
Nascimento: 11/06/1962 (62 anos)
Local: Passo do Sobrado / RS
Clubes como treinador: Guarani-VA, 15 de Novembro, Grêmio, Corinthians, Seleção Brasileira, Flamengo, Corinthians, Cruzeiro, Shandong/CHN, Cruzeiro, Palmeiras, Bahia, Al Nassr-EAU, Internacional, Corinthians e Fluminense
Títulos: Copa do Brasil 2009 (Corinthians), Copa do Brasil 2017 e 2018 (Cruzeiro), Brasileiro Série B 2005 (Grêmio), Gauchão 2006 e 2007 (Grêmio), Brasileirão Série B 2008 (Corinthians), Paulistão 2009 (Corinthians)
5 Comentários