Mesmo focado em fazer a sua parte para garantir vaga na grande final do Gauchão, o Inter se mantém atento a todos os detalhes do campeonato e acompanhou de perto as polêmicas da outra semi, entre Grêmio e Juventude, que duelaram na noite de sábado na Arena. O tricolor venceu por 2×1, mas se revoltou contra a arbitragem e contra o comando do VAR.
De acordo com o jornalista Alexandre Ernst, do canal Vozes do Gigante, o Inter se preocupou com uma suposta “coação”, isto é, forçar alguém a fazer algo contra a sua vontade, por parte do Grêmio aos árbitros. Internamente, o colorado se preocupou com a cena do vice de futebol gremista Alexandre Rossato esperando a equipe do VAR sair do estádio para fazer fortes cobranças.
“O Inter já trata o tema como uma coação e não mais condicionamento de arbitragem. O clube está preocupado com o rumo que as coisas estão tomando”, informou o repórter.
O Gauchão, aliás, vem sendo marcado por críticas à arbitragem de ambos os lados. No Gre-Nal da Arena, empatado em 1×1 na primeira fase, foi a vez do Inter fazer reclamações especialmente pelo pênalti por toque no braço de Wanderson e pela expulsão do auxiliar Roberto Ribas – o que gerou a exclusão do técnico Roger Machado da partida.
“Nós estamos na reta final, vamos valorizar o campeonato. O Internacional está atento a todos os movimentos. Não nos cabe nesse momento entrar em provocação, mas, sim, estar atentos, como estivemos durante todo o campeonato e em outros anos também. Queremos um encerramento da melhor forma possível e que dentro de campo a gente possa sair com a vitória”, assegurou o presidente colorado Alessandro Barcellos em entrevista na última semana.
Inter e Grêmio podem entrar em acordo?
Uma situação, porém, pode aproximar Inter e Grêmio nesta reta final de campeonato: o desejo de arbitragem totalmente de fora do Rio Grande do Sul. De forma expressa e público, esta é a vontade gremista, reforçada em nota oficial neste domingo. O colorado ainda não se manifestou abertamente sobre o caso, que, até agora, não é levado em conta pela FGF.
“Reforçaremos o pedido de arbitragem de fora do Rio Grande do Sul nas próximas partidas, com o objetivo de extinguir qualquer tipo de possível condicionamento dos árbitros que conduzirão as fases decisivas de um dos campeonatos estaduais mais importantes do Brasil. Nós, do Grêmio, não aceitaremos qualquer condição que fuja de uma arbitragem justa e um campeonato decidido apenas dentro das quatro linhas”, diz nota do Grêmio.
A realização de um possível Gre-Nal na final do Gauchão será conhecida no sábado que vem. Mais cedo, 16h30, o Grêmio pode empatar contra o Juventude fora de casa para avançar. Depois, às 21h30, o Inter joga contra o Caxias, em casa, com a grande vantagem de ter feito 2×0 na ida.