Sem conseguir se classificar para a Libertadores via último Brasileirão, o Grêmio teve que se contentar com uma vaga na Sul-Americana e vai perseguir este título inédito em breve na temporada de 2025. A jornada gremista começará na fase de grupos, a partir do dia 2 de abril. Os rivais serão conhecidos por sorteio a ser feito pela Conmebol no dia 19 de março.
A regra da “Sula” segue a mesma dos últimos anos, ou seja, os seis jogos da fase classificatória serão realizados até 28 de maio e o primeiro colocado de cada grupo avança direto para as oitavas. Os segundos colocados enfrentam os terceiros dos grupos da Libertadores, em duelos de ida e volta, no chamado “playoff”.
A última vez que o Grêmio disputou a Sul-Americana foi na temporada de 2021, no ano da fatídica queda de divisão. A campanha começou com Tiago Nunes na primeira fase e terminou com Felipão, sendo que a queda aconteceu nas oitavas de final para a LDU, do Equador.
Grêmio também tem a Recopa Gaúcha
Além do Gauchão e da Copa do Brasil, que já estão em curso, além da Sul-Americana e do Brasileirão, o Grêmio tem a disputa da Recopa Gaúcha no seu calendário. O duelo será contra o São José, que venceu a Copaa FGF em 2024, mas ainda não há data definida pela Federação Gaúcha de Futebol.
Em anos anteriores, a Recopa Gaúcha acabou acontecendo simultaneamente em jogo da primeira fase do Gauchão, mas, neste ano, Grêmio e São José estavam na mesma chave e não se enfrentaram. De acordo com o portal GZH, a FGF trabalha com duas hipóteses: aproveitar o período de Data-Fifa entre 2 e 10 de junho ou utilizar a parada no calendário para disputa do Mundial de Clubes, entre 15 de junho e 13 de julho.