A Federação Gaúcha de Futebol divulgou em seu site a súmula escrita pelo árbitro Rafael Klein referente ao Gre-Nal do último sábado, na Arena, que terminou empatado em 1×1 pela primeira fase do Gauchão. O clássico ficou marcado pela expulsão, ainda na etapa inicial, do auxiliar colorado Roberto Ribas – o que, por regra adotada pelo campeonato, também fez o treinador Roger Machado ter que sair de campo.
Ribas levou cartão amarelo e depois vermelho por exigir do árbitro um cartão para o lateral gremista João Pedro por falta no atacante Wesley. Em seguida, segundo a súmula, o auxiliar bateu palmas de forma “irônica” e ainda disse essas palavras: “Tá de sacanagem”.
- EXCLUSIVA – Elias celebra fase nos Estados Unidos e cita melhor memória no Grêmio: “Precisei de uns dias para acordar”
“Empregar linguagem e/ou gesticular de maneira ofensiva, grosseira ou abusiva. Por, após ser advertido com cartão
amarelo por reclamação, seguir protestando batendo palmas de forma irônica e proferindo as seguintes palavras: ‘Tá de sacanagem’. Por esse motivo, como consta no artigo 65º, inciso 2º, no regulamento geral de competições, o treinador da equipe precisou se retirar”, diz a súmula de Klein.
O técnico gremista Gustavo Quinteros, como mostramos aqui, foi visto xingando a arbitragem após receber um cartão amarelo, do qual Klein assim justificou no documento oficial do jogo: “Motivo: 357 – Reclamar / protestar (verbalmente ou por gestos) ostensivamente contra decisão da arbitragem. – Por reclamar ostensivamente contra as decisões da arbitragem”.
Sinalizador após gol no Gre-Nal
Em súmula, Rafael Klein também reporta o arremesso de um sinalizador por parte de um torcedor do Inter depois do gol de empate de Fernando. Este indivíduo foi identificado pelas autoridades e teve os devidos encaminhamentos pós-jogo.
“Informo que aos 27 minutos do segundo tempo, após o gol da equipe do Internacional, um sinalizador, oriundo do local em que se encontrava a torcida do Internacional, acabou caindo no local em que se encontrava a torcida do Grêmio. O caso foi reportado ao delegado da partida e comunicado no sistema do som do estádio proibindo o uso de sinalizadores no estádio. Após a partida, o delegado da partida nos comunicou que o torcedor que arremessou o sinalizador foi identificado e realizado um boletim de ocorrência nº 1541 – conduta inconveniente”, diz o texto.