GrêmioBrasileirão

Willian estreia em meio à crise e se junta a Arthur como peça-chave do Grêmio

Veterano de 37 anos busca somar experiência em um elenco pressionado por maus resultados em 2025

O Grêmio atravessa uma das temporadas mais turbulentas dos últimos anos. Entre o “sai Gustavo Quinteros e chega Mano Menezes”, derrotas dolorosas em clássicos e eliminações precoces, o time ainda não encontrou equilíbrio e segue pressionado por resultados no Brasileirão. Nesse cenário, a chegada de Willian, de 37 anos, surge como uma aposta de experiência e liderança para tentar amenizar o clima pesado que ronda a Arena.

É nessa situação que o veterano Willian chega para tentar amenizar o clima, do alto de seus 37 anos, mas com a bagagem de ter jogado em grandes clubes como Arsenal e Chelsea. É bastante óbvio que não se pode esperar o mesmo rendimento de seu auge, mas ainda é um atleta de muita qualidade e que pode contribuir em cenários específicos – como os que você pode encontrar no resultado dos jogos de futebol de hoje ao vivo.

O Tricolor tem hoje um time bastante desequilibrado, que não consegue nem mesmo se encaixar na mentalidade do treinador Mano Menezes – conhecido por seu futebol mais defensivo, mas que tem encontrado dificuldades para impor seu estilo nesta equipe e também em um esporte que está em constante mudança.

Grêmio
Foto: Rodrigo Fatturi / Grêmio FBPA

O peso da experiência no atual elenco do Grêmio

Apesar disso, Willian não é o único jogador com experiência internacional no elenco gremista. O time conta também com Arthur, campeão da Conmebol Libertadores pelo clube e que voltou após passagens por Barcelona, Juventus e Liverpool. Além deles, Braithwaite, conhecido pela trajetória no Barcelona, Balbuena, Pavón e Carlos Vinícius carregam passagens por grandes clubes do exterior. Essa combinação de atletas tarimbados com jovens da base é vista como essencial para que o Grêmio encontre equilíbrio e possa reagir ainda nesta temporada.

Olhando para os nomes, pode-se perceber que se trata de uma equipe com jogadores mais experientes, mas que também precisam ser mesclados com atletas mais jovens para alcançar melhores resultados – e, novamente, também para dar aos jogadores mais velhos a chance de rotacionar o elenco em meio a um calendário bastante impiedoso. Nesse cenário, promessas como Gabriel Mec, tratado como joia da base gremista, podem começar a ganhar espaço gradualmente.

Em campo, Willian pode ajudar todos esses nomes na criação de jogadas – ele tem grande habilidade e pode contribuir muito quando a equipe tiver a posse de bola, podendo trazer situações de risco para os adversários.

Por outro lado, fora de campo ele também pode ser uma das lideranças do elenco. Com a experiência de ter jogado em grandes equipes, o Grêmio precisa de jogadores que possam ajudar a aliviar o clima no vestiário, em meio a uma temporada onde a pressão pode desempenhar um papel gigantesco.

Mais do que isso, o Tricolor trouxe vários reforços nessa última janela, algo que deve mudar a cara da equipe. Poderia ser dito que é necessário algum tempo para que os resultados apareçam, mas o que o time gaúcho mais teve é tempo – inclusive na pausa para a Copa do Mundo de Clubes e na Data FIFA, períodos em que o Grêmio não jogou, mas manteve rotina intensa de treinamentos. Ainda assim, mesmo com esse espaço para ajustes, os resultados continuam decepcionantes e a pressão sobre Mano Menezes – respaldado pelo presidente até o fim da temporada – cresce a cada rodada.

Gre-Nal em clima de decisão

Neste fim de semana, o Grêmio encara o Inter no Beira-Rio em clima de decisão. Mesmo com a derrota para o Mirassol, o presidente Alberto Guerra respaldou Mano Menezes até o fim da temporada. A diretoria tricolor aposta no peso das contratações da última janela, que trouxe Arthur e Willian. O primeiro já estreou contra o Mirassol, enquanto o segundo deve fazer sua primeira partida justamente no Gre-Nal à espera do resultado positivo.

E já que falamos de resultados, essa é a urgência do time no momento. Obviamente, seria cobrar muito que o próprio Willian fosse uma garantia de que isso acontecesse, mas ele pode dar a sua contribuição para que a equipe os alcance – e assim ser uma peça num sistema que precisa voltar a funcionar como um todo, não alguém que venha para salvar o clube.

Artigos relacionados

Bloqueador de anúncio detectado

Para continuar acessando nossos artigos gratuitamente, considere desativar o bloqueador de anúncios. Valorizamos o oferecimento de conteúdo gratuito, mas os anúncios são nossa principal fonte de receita para manter esse serviço. Sua compreensão e apoio fazem toda a diferença. Obrigado!