Embora a crescente corrente de críticas ao futebol apresentado pelo Grêmio nos últimos jogos, o narrador do SporTV, Gustavo Villani, citou uma série de fatores e indicou um outro ponto de vista durante o programa Troca de Passes após a classificação tricolor diante do Juventude nas oitavas da Copa do Brasil.
O jornalista lembrou a atual série invicta do time na temporada, a presença nas fases quentes de Copa do Brasil e Libertadores e até mesmo o título do Gauchão, que foi a única competição finalizada em 2020.
“Matemática pura, nua, crua e simples. O Grêmio chega a sete jogos sem perder, com cinco vitórias no período. Faz quatro vitórias seguidas pela primeira vez na temporada. O Grêmio está a um ponto do pelotão de elite do Brasileirão. Vai jogar as oitavas da Libertadores contra o Guaraní-PAR e está nas quartas da Copa do Brasil. Já sendo campeão gaúcho da temporada. Isso tudo segundo os entendidos e especialistas sem jogar bom futebol”, analisou.
O “raio-X” da temporada gremista feito por Villani ocorreu logo na sequência de Juventude 0x1 Grêmio, com gol de Thaciano, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. O resultado empurrou o time às quartas da Copa do Brasil para enfrentar o Cuiabá.
A interpretação da direção e do técnico Renato Portaluppi é semelhante ao que pensa Villani. Internamente, o Grêmio admite que precisa melhorar e fala até em evitar “tapar o sol com a peneira”. Mas, ao mesmo tempo, vem valorizando os resultados conquistados e citando que os outros clubes brasileiros também estão tendo oscilações.