Em busca de um meia de articulação para a sequência da temporada de 2020, o Grêmio tem negociações em andamento com o uruguaio Gastón Ramírez, de 29 anos, da Sampdoria, da Itália, mantendo a expectativa de um desfecho positivo da novela que já dura algumas semanas.
Quais os valores envolvidos?
Em um primeiro momento, a pedida da Sampdoria, que tem o jogador sob contrato até o meio de 2021, foi de 5 milhões de euros (R$ 34 milhões) e assustou a direção tricolor, que recuou. No momento, a proposta gremista sob análise dos italianos é de 2 milhões de euros (R$ 13 milhões). O empresário Oscar Betancourt, um dos procuradores do atleta, está na Itália com a autorização do Grêmio para negociar com o clube local.
Grêmio trabalha com prazo?
Sim. Em entrevista concedida logo depois da vitória de 1×0 sobre o Juventude, quinta-feira, na Arena, pela Copa do Brasil, o vice de futebol gremista Paulo Luz declarou que o clube espera uma resposta até a próxima semana:
“Tratamos de uma negociação complexa. Mas é o jogador que temos interesse. Negociamos no sentido de viabilizar uma situação econômica que possamos trazê-lo. Não é fácil. Vai perdurar alguns dias. Não faremos nenhuma promessa. Esperamos que até o final de semana, ou na semana que vem, tenhamos uma decisão. Se não for possível, vamos atrás de outras opções”.
O que deseja o jogador?
Vir ao Grêmio. Pelo menos, internamente, a direção gremista tem a informação de que o jogador gostou da proposta, dos termos envolvidos e do projeto de atuar no futebol brasileiro.
“Acredito que vai ter um bom desfecho essa negociação. Acredito que vamos contratar esse atleta dentro do que é possível financeiramente. O atleta quer vir jogar no Grêmio, e o Grêmio tem interesse”, disse, recentemente, o vice-presidente eleito gremista Cláudio Oderich à Rádio Gre-Nal.
Gastón Ramírez chegaria para jogar de imediato?
Sim. O Grêmio tem pressa para ter um meia à disposição e o jogador pode chegar, ser inscrito e atuar, já que a janela de transferências para atletas do exterior segue aberta até o dia 9. Neste sentido, a negociação com Ramírez tem os mesmos moldes que trouxeram o centroavante Diego Churín do Cerro Porteño.
O que pensa o treinador da Sampdoria?
Segundo informações veiculadas nos últimos dias pela Rádio Guaíba, o experiente técnico italiano Claudio Ranieri não deseja perder o meia uruguaio e, inclusive, vai escalá-lo no clássico deste domingo contra o Genoa, pelo Campeonato Italiano. O desejo do treinador, claro, pode ter peso na decisão do clube.