Em meio aos rumores envolvendo o futuro do técnico Renato Portaluppi, que segue com contrato apenas até o fim de dezembro com o Grêmio, alguns nomes começam a surgir como eventuais substitutos e especialmente um vem ganhando força nos últimos dias. Trata-se do argentino Hernán Crespo, de 49 anos, que se encontra livre no mercado e disponível para negociar.
Recentemente, Crespo deixou o Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos, naquele que foi apenas o seu sexto clube na ainda curta carreira de treinador. Por este clube, ele venceu a Liga dos Campeões da Ásia e chamou a atenção pelo trabalho.
“O que eu consegui de informação é que o presidente Alberto Guerra quer o Crespo. Ele gosta do Crespo. Ele acha o Crespo um treinador novo, moderno, atualizado, que faria uma transição de todo o processo que o Grêmio quer fazer”, noticiou o repórter Diogo Rossi, do “Debate Raiz”.
Dois outros trabalhos de Crespo chamaram a atenção no continente sul-americano. Em 2020, se tornou nome importante do Defensa y Justicia ao conduzir o modesto time argentino ao título da Sul-Americana. Este trabalhou abriu caminho para ele treinar o São Paulo, com quem venceu o Paulistão de 2021. Posteriormente, porém, maus resultados no Brasileirão geraram a sua saída.
Por ser um treinador de perfil novo, mais “moderno” e com interesse em trabalhar com jovens jogadores, Crespo é nome do agrado especialmente do presidente Alberto Guerra. O fato de também já ter trabalhado no Brasil é outro ponto positivo. Como jogador, disputou Copa do Mundo pela Argentina e defendeu grandes times como River Plate, Milan, Chelsea e Inter de Milão.
Títulos de Crespo como treinador
Campeão da Sul Americana (Defensa y Justicia)
Campeão do Paulistão (São Paulo)
Campeão da Champions League Árabe (Al Ain)
Campeão da Supercopa do Qatar (Al Duhail)
Campeão da Liga Saudita (Al Duhail)
Campeão da Copa do Qatar (Al Duhail)