Por vezes criticado por torcida e imprensa, o volante e meia gremista Thaciano vem ganhando cada vez mais moral internamente no clube. Da parte do técnico Renato Portaluppi, os elogios públicos sempre marcaram a relação e na quarta-feira veio a chance da titularidade na importante partida de ida da semi da Copa do Brasil, na Arena, em vitória de 1×0 sobre o São Paulo.
No jogo anterior, Thaciano também roubou a cena de forma involuntária. É que na coletiva de imprensa após o 1×1 pelo Brasileirão contra o Sport, na Ilha do Retiro, o vice-presidente de futebol Paulo Luz subiu o tom para defendê-lo e ainda o chamou de “jogador macho”:
Apesar de não ser um titular absoluto do Grêmio, Thaciano foi alvo de outros clubes brasileiros durante a temporada de 2020. O Santos, por exemplo, tentou sua contratação em definitivo por cerca de R$ 10 milhões, mas as negociações não evoluíram.
Já no Athletico a troca seria simples pelo volante Wellington Martins, mas o próprio jogador gremista não se agradou com o projeto. O terceiro clube foi o Cruzeiro, de Felipão, que sugeriu envolver Thaciano na negociação de permanência de Orejuela.
De acordo com dados publicados pelo site Gremistas, Thaciano já soma 92 jogos e 10 gols com a camisa do Grêmio. O jogador chegou ao tricolor em 2018, vindo do Boa Esporte.