Já negativado da Covid-19, Renato Portaluppi tinha que cumprir uma última missão antes de arrumar as malas para voltar ao Rio de Janeiro. E ela foi feita na tarde deste domingo, momento em que o experiente treinador esteve na concentração do Grêmio se despedindo do grupo e dos funcionários.
O técnico interino Thiago Gomes, por exemplo, fez questão de registrar a visita nas redes sociais com belas palavras de agradecimento. Mais tarde, após a vitória de 3×1 sobre o Novo Hamburgo, na Arena, revelou um último pedido de Renato em uma conversa particular na despedida da tarde:
“Ele me deu parabéns pelo trabalho, desejando boa sorte. Falou que o Grêmio é um clube diferente e que eu tenho que valorizar onde estou, porque é especial e está no coração dele. Falou que é mágico estar aqui e que poucos profissionais têm essa oportunidade de treinar o Grêmio. Ele disse: “Cuida desse grupo, que é muito bom e especial”. Ele tem um carinho grande por todos. Tenho convicção que ele pode voltar futuramente. E a gente acaba o dia com essa vitória especial”, declarou Gomes.
Uma honra ter convivido e aprendido muito com este que considero um dos maiores e mais respeitados técnicos do Brasil. Obrigado por tudo e boa sorte nos próximos desafios, Renato! pic.twitter.com/JO0EEV3ITG
— Thiago Gomes (@ThiagoGomesfut) April 18, 2021
Renato estava comandando o Grêmio de forma ininterrupta desde setembro de 2016. Logo em seu primeiro ano, fez o clube sair da longa fila de grandes títulos ao vencer a Copa do Brasil. Depois, vieram Libertadores da América, Recopa Sul-Americana, Recopa Gaúcha e três Gauchões.
Os números da passagem de Renato pelo Grêmio de 2016 a 2021:
307 jogos (1.670 dias no cargo)
162 vitórias
82 empates
63 derrotas
475 gols marcados
234 gols sofridos
61,6% de aproveitamento