Teve pedido para Felipão? Rafinha admite que elenco queria ser mais “ofensivo” e revela corneta de Neuer por lance no Grêmio

Lateral gremista concedeu uma longa entrevista ao site GZH sobre o momento vivido pelo Grêmio

Publicidade

Em uma longa entrevista concedida ao site GZH, o lateral Rafinha admitiu que o elenco do Grêmio entendia que deveria jogar de forma mais ofensiva, mas negou que os líderes tenham feito expressamente esse pedido ao técnico Felipão. Com a chegada de Vagner Mancini, o time já foi visto jogando mais ao ataque na vitória de domingo passado contra o Juventude em casa.

No bate-papo, Rafinha também falou sobre a premiação a mais que a direção está prometendo aos atletas em caso de permanência na Série A e revelou que o seu amigo dos tempos de Bayern de Munique, o goleiro Manuel Neuer, o cornetou pela expulsão em confusão com o gandula na derrota para o Santos.

Incentivo a mais na premiação para ficar na Série A

“É um incentivo a mais, mas vejo que nós não temos motivação maior do que colocar o Grêmio no lugar que ele merece que é a primeira divisão. Não tem dinheiro que pague isso. É uma motivação a mais. A diretoria está sempre procurando proporcionar as melhores situações para nós. Mas, para a gente, não existe motivação maior do que jogar no Grêmio e deixar o Grêmio na primeira divisão. Claro que é um incentivo a mais e que ficamos felizes que a diretoria está fazendo de tudo pra nos deixar mais motivados nos jogos, mas a motivação tem que vir da gente mesmo em fazer o melhor nos próximos jogos para deixar o Grêmio na primeira divisão”

Saída de Renato e tentativas com Tiago Nunes e Felipão

“O Grêmio vinha de cinco anos só com o Renato, com muitas conquistas e um futebol espetacular. O grupo já conhecia o Renato e era acostumado com o método de trabalho dele. Foi difícil. O Tiago Nunes chegou e teve um início maravilhoso, com várias partidas sem perder. Ganhamos Estadual. Mas aí teve… Não é desculpa. Frisa bem aí que não é desculpa. Mas a parada do coronavírus atrapalhou muito a gente. Perdemos força. Apesar do trabalho maravilhoso, o Tiago Nunes não fez vitórias, o que acabou culminando na saída do Tiago Nunes. Veio o Felipão com um método de trabalho mais conservador. O Felipão vinha fazendo um trabalho bom, mas não vinham as vitórias. Mesmo fazendo bons jogos, no final tomávamos um gol e perdíamos. Perdemos vários jogos em que o adversário chutava uma bola no gol e fazia o gol”

Jogadores pediram para Felipão para o time jogar mais ofensivamente?

“Os jogadores se sentem mais confortáveis assim. Não é que a gente propôs isso para o Felipão. Ele se preocupava com a marcação, mas não proibia a gente de jogar. Mas como ele adotava um time mais conservador, mais defensivo, nós não tínhamos tanto poder para atacar. Conversamos muitas vezes entre nós para que a gente pudesse entrar em um consenso para que tivéssemos mais poder ofensivo. Mas nós não pedimos ao professor Felipão para jogar assim. Conversamos com o professor Felipe para que a gente pudesse agregar esse poder ofensivo junto com as ideias dele. Mas ele era o nosso comandante. Quem decidia era ele. Estávamos ali para fazer o que ele queria. Ninguém quis mudar sistema de jogo nenhum. O treinador era ele. Só queríamos acrescentar algumas ideias com as ideias dele para que pudéssemos ter essa flexibilidade para atacar mais durante as partidas”

Mensagem de Manuel Neuer para Rafinha:

“Olá Rafa, meu amigo. Um beijo aqui da Alemanha. Espero que você esteja bem. Queria dizer que estou torcendo por você. Te desejo muito sucesso no Grêmio e te desejo tudo de melhor nesta temporada. Sei que você mais uma vez vai dar o seu máximo. Você é um jogador top. E qualquer clube deve ficar muito feliz em te ter no time. Te desejo sucesso na temporada e que tu tenha muita saúde, meu querido”

Rafinha revela “corneta” de Neuer pela expulsão contra o Santos:

“Sim, ele pegou no meu pé. Passaram lá na Alemanha os lances do nosso jogo contra o Santos, quando eu fui expulso, e ele me mandou uma mensagem: “O que você aprontou aí?”. Perdemos o jogo e eu ainda tomei uma dura do Neuer. (Risos) Ele me acompanha onde eu estou e está sempre torcendo pelo meu sucesso”