Publicidade

Tetê troca de clube na Europa em negociação considerada ruim para o Grêmio; entenda detalhes

Atacante está prestes a fazer 23 anos e agora encara desafio no futebol da Inglaterra

Formado nas categorias de base do Grêmio e vendido em 2019 ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, sem ter atuado no profissional tricolor, Tetê está de casa nova na Europa. Desde o ano passado, ele se encontrava emprestado pelos ucranianos ao Lyon, da França. Mas agora está tendo o seu empréstimo repassado ao Leicester City, clube que disputa a Premier League, na Inglaterra.

A negociação é ruim para o Grêmio, já que Tetê tem contrato até dezembro com o Shakhtar e poderá assinar um pré-vínculo com o Leicester assim que encerrar o novo empréstimo. Assim, se transferiria em definitivo e de graça, não gerando mais nada de recurso ao tricolor.

O Grêmio teria direito a 15% de mais-valia, ou seja, uma porcentagem em cima do lucro de uma negociação do Shakhtar com Tetê no futebol europeu. Esta cláusula, no entanto, não terá validade alguma se ele tiver uma transferência de graça.

Tetê esteve perto de voltar ao Grêmio

Em meio à indefinição com o Shakhtar por conta da guerra entre Ucrânia e Rússia, Tetê teve negociações para voltar ao Grêmio em 2022 antes de fechar com o Lyon. Na época, ele declarou não se importar em ter que jogar uma Série B, que era onde o tricolor estava.

“Quando o Pablo me passou que poderíamos voltar para o Grêmio, eu disse ‘agora irmão’! Por mais que o Grêmio esteja na Série B, ainda é o Grêmio, o Grêmio sempre vai ser o Grêmio. Depois do aval do professor Roger eu já tinha até alinhado com o Ferreirinha de estar apto para a estreia do dia 9 diante da Ponte Preta, inclusive a camiseta 14 já estava separada para mim e o valor simbólico que seriam as doações das camisetas para instituições carentes”, comentou Tetê, ao jornalista Eduardo Gabardo, da Rádio Gaúcha, na época, para depois acrescentar:

“Não foi possível porque a situação não dependia só de nós, pelo Pablo e a direção do Grêmio estava tudo certo. Inclusive, quero aproveitar a oportunidade e elogiar o pessoal que vem fazendo um grande trabalho na retomada do Grêmio, que são o Denis Abrahão, Diego Cerri e o Sérgio Vazques, grandes seres humanos e pessoas do bem. Mas o Shakthar não liberou, pois deu preferência para uma negociação com as equipes europeias”.

Leia mais:

Utilizamos cookies. Aceitar Ler políticas

© 2024