Quando o Inter anunciou a contratação de Roger Machado, o treinador passou a integrar um seleto grupo no futebol brasileiro: técnicos que comandaram tanto o colorado quanto o Grêmio. No total, são 22 nomes nesta lista, iniciada quando Sérgio Torres assumiu o tricolor em 1962.
No entanto, o sucesso por ambos os clubes não é a norma. Apenas sete treinadores conquistaram títulos pelos dois rivais. Enquanto Roger dá seus primeiros passos com o colorado, vale a pena conhecer todos os antecessores que levaram Inter e Grêmio à glória.
Sérgio Torres: Goleiro por ambas equipes, Sérgio Torres também teve passagens como treinador em cada um dos clubes. Foi campeão gaúcho pelo Inter em 1961 e duas vezes pelo Grêmio, em 1963 e 1968.
Rubens Minelli: Um dos maiores treinadores da história colorada, Rubens Minelli conquistou com o Inter os dois primeiros Campeonatos Brasileiros do futebol gaúcho (1975 e 76), além do tricampeonato estadual entre 1974 e 1976. Quase dez anos mais tarde, venceu um Campeonato Gaúcho com o Grêmio, em 1985.
Ênio Andrade: Ênio Andrade é o único deste grupo a ser campeão brasileiro pelos dois times — com o Inter em 1979 – este de forma invicta – e com o Grêmio em 1981.
Cláudio Duarte: Com passagens pela dupla Gre-Nal em quatro décadas diferentes, Cláudio Duarte é, ao lado de Rubens Minelli, quem mais levantou taças por ambos clubes. Quatro vezes campeão gaúcho com o Inter (1978, 81, 91 e 94) e campeão estadual e da Copa do Brasil pelo Grêmio, em 1989.
Otacílio Gonçalves: A história de Otacílio Gonçalves é ligada ao Inter, onde teve a primeira oportunidade como treinador e conquistou o título gaúcho em 1985. Seu trabalho mais reconhecido, porém, foi na única passagem pelo Grêmio, em 1988, onde também foi campeão estadual.
Celso Roth: Outro nome com múltiplos períodos no comando dos dois times, Celso Roth foi campeão gaúcho (1997) e da Libertadores (2010) pelo Inter. No lado tricolor, título do estadual e da Copa Sul em 1999.
Tite: Antes de chegar à Seleção Brasileira, Tite deixou sua marca no futebol gaúcho. Adenor tem apenas uma passagem em cada clube. Pelo Grêmio, foi campeão gaúcho e da Copa do Brasil em 2001. No Inter, venceu a Copa Sul-Americana em 2008 e o estadual em 2009.
Hoje no Inter, Roger Machado já foi campeão pelo Grêmio, Bahia e Atlético Mineiro
Atualmente no comando do Internacional, Roger Machado já possui um currículo vitorioso com passagens por grandes clubes brasileiros. O treinador foi campeão estadual pelo Grêmio, Bahia e Atlético Mineiro. Seus títulos incluem o Campeonato Mineiro de 2017 com o Atlético Mineiro, o Campeonato Baiano de 2019 e 2020 com o Bahia, e o Campeonato Gaúcho e a Recopa Gaúcha de 2022 com o Grêmio.
Até o momento, as conquistas de Roger Machado concentram-se no nível estadual. No entanto, uma nova vitória em 2024 poderia mudar esse cenário, desafiando as odds da casa de aposta KTO e elevando seu status no futebol brasileiro. A expectativa é alta para que Roger possa adicionar um título nacional ao seu currículo já impressionante.
Veja mais:
- As maiores goleadas do Grêmio até 2024
- Grêmio e sua saga atemporal de paixão e glórias
- Diego Costa: a curiosa carreira da estrela do Grêmio