Comentarista do Grupo RBS e participante frequente das atrações do SporTV, o jornalista Maurício Saraiva voltou a fazer questionamentos à postura do Inter no segundo tempo contra o Atlético-MG, no último sábado, quando, segundo ele, correu riscos tendo a vitória de 1×0 em mãos ao ficar somente atrás e renunciar aos contragolpes.
Desta vez, ele levou a questão ao goleiro colorado Marcelo Lomba, ao vivo, no programa Bem, Amigos!, nesta segunda-feira. O arqueiro, por sua vez, lembrou a Saraiva que o futebol “não é matemática” e que o desempenho do segundo tempo contra o Galo foi circunstância de jogo, não sendo o “habitual” do Inter – confira abaixo o diálogo:
Saraiva: Eu fiquei com uma curiosidade depois do jogo de sábado. Nós não temos acesso aos treinos por conta da pandemia e a imprensa não frequenta. Mas tínhamos a notícia de que o futebol de Coudet é propositivo, com o qual venceu os três jogos anteriores. Não sabíamos de que ele eventualmente trabalhasse essa forma defensiva e reativa de sábado. Como é esse trabalho?
Marcelo Lomba: O time do Coudet é esse que você falou. Um time de agressividade, de maior posse de bola na maioria dos jogos, um time que cria muita chance de gol. Esse é o time do Inter. Acontece que o futebol não é uma matemática exata, Maurício. E a gente entrou contra o Atlético, que tem uma outra grande equipe, como os gaúchos falam, uma baita equipe e que é uma das favoritas. Tem um bom elenco. E o primeiro tempo foi um jogo muito igual e a gente conseguiu fazer um gol. Só que no segundo tempo o Sampaoli fez algumas alterações e com a entrada do Eduardo Sasha eles começaram a prevalecer um pouco. A gente tinha o resultado e fizemos uma marcação um pouco mais atrás que tentava explorar o contra-ataque, só que isso não é o habitual. A gente é cobrado para que marque no campo adversário. Fizemos muito bem contra o Santos, que também é uma grande equipe. A gente procurou fazer isso contra o Fluminense no Maracanã, só que a gente acabou tomando dois gols e são os dois únicos que tomamos. Você pode esperar nesse Brasileirão o time do Coudet com muita agressividade e posse de bola.
Saraiva também lembra retrospecto ruim em Gre-Nais; Lomba fala em longo prazo
Os quatro Gre-Nais do ano, dos quais três deles tiveram o Grêmio como vencedor, também foram citados pelo comentarista em outra pergunta a Lomba. Na construção do questionamento, Saraiva chega a dizer que o técnico Eduardo Coudet, pelo desempenho em clássicos, já poderia ter ido “pra rua” não fosse a sua proposta de fazer uma revolução no Inter.
Lomba reconheceu que o Inter precisa de resultados melhores contra o grande rival, mas alertou que o trabalho de Coudet é “a longo prazo”. Veja mais este diálogo durante o programa:
Saraiva: O Inter do Coudet tem uma particularidade interessante, uma vez que ele veio da Argentina para implementar um futebol propositivo, tendo a bola, com agressividade e ele ganhou três partidas no Brasileirão assim (…) ele vem para fazer uma revolução tática no Inter, e é esta revolução que o sustenta quando pegamos os resultados dos Gre-Nais, dos quais ele tem quatro jogos, três derrotas e não tem gol marcado, que são números que levariam um treinador para a rua se não fosse o compromisso de modificar o jeito de jogar do Inter.
Lomba: Eu sei que os desempenhos nos Gre-Nais não foram satisfatórios, mas o Inter deu demonstração de força na Libertadores e temos uma das defesas menos vazada do ano. Tínhamos o Paolo Guerrero como artilheiro do campeonato até a lesão. Se a gente tirar os maus resultados em Gre-Nais, eu vejo o Inter muito bem avaliado e tenho visto isso na imprensa. E a gente tem compreendido isso. O trabalho do Coudet é pensado a longo prazo e tem muito a evoluir. Não tem preconceito algum com treinador de fora ou de dentro. No ano passado enfrentamos o Athletico do Tiago Nunes, que tinha um trabalho com maestria e nos deu muitas dificuldades na final da Copa do Brasil. Víamos que era um treinador que dominava o time.
Confira a fala de Lomba:
🇮🇩👉 Aqui a polêmica da noite, Mauricio Saraiva pergunta: Se não fosse Coudet um técnico estrangeiro trazido para revolucionar conceitos no #Inter e tivesse perdido 3 de 4 clássicos estaria ainda no cargo? pic.twitter.com/8h5rz0tHNt
— 🇦🇹 Filipe Moreira 🇦🇹 (@realfilipemm) August 25, 2020
Com Lomba no gol e líder com 12 pontos, o Inter volta a campo no sábado para enfrentar o Botafogo fora de casa.