Assim que a coletiva de imprensa de Renato Portaluppi terminou na Arena neste domingo, logo depois de Grêmio 2×1 São Paulo pelo Brasileirão, o jornalista Rogério Amaral deu a sua resposta na programação da Rádio Guaíba, emissora na qual é um dos comentaristas dos jogos da dupla Gre-Nal. Ele, que também é presidente da Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg-RS), foi chamado de “idiota” e “débil mental” pelo treinador gremista, mas promete levar as ofensas ao “campo adequado”.
“É evidente que as ofensas que eu recebi eu não vou comentar aqui. Elas vão ter um fórum específico para isso. Eu entendo que tudo aquilo que eu disse, mas falo por minha conta e não como presidente da Aceg-RS, mas eu vejo que esse clima de animosidade criado pelo Renato a partir da sua entrevista em Belo Horizonte não favorece para ele permanecer aqui. Isso vai ser uma repetição. Pelo que se compreende da coletiva de agora, ele vai continuar com esse mesmo comportamento”, iniciou Amaral, antes de acrescentar:
EXCLUSIVA – Patrício pede mais raça aos jogadores do Grêmio e cita bastidores da Batalha dos Aflitos: “Quem viu, viu”
“As ofensas contra mim fogem um pouco do contexto da representatividade institucional na Aceg-RS e daquilo que eu analiso como comentarista. Até porque, nesse momento que se fala da saída de Renato, eu sou um dos poucos a defender a sua permanência. E que retirava dele a responsabilidade absoluta que alguns colocavam. Ele não tem o entendimento do todo e há inclusive desconhecimento”.
Em seguida, o presidente da Aceg-RS explica a inscrição na entidade do torcedor do Inter que, em 2023, na semi do Gauchão, invadiu o gramado com uma criança no colo para agredir um cinegrafista e um jogador do Caxias. Segundo Amaral, este colorado está cursando jornalismo e preenche os requisitos exigidos pela Aceg-RS.
“Quando o Renato fala do rapaz que cometeu aquele erro grave no Beira-Rio, em Inter x Caxias, ele não sabe das prerrogativas para ser um associado. E esse rapaz preenche todas as prerrogativas pedidas pela entidade. Eu não quero me alongar mais neste tema. Eu vejo que existe uma certa confusão da parte dele por eu assinar como presidente da entidade uma nota, que também foi assinada por outras entidades. Sendo curto e grosso, digo que essas ofensas terão um campo adequado para o questionamento. Só isso”, acrescentou.
A irritação de Renato com Rogério Amaral
A ira de Renato contra Rogério Amaral surgiu após a Aceg-RS, em conjunto com outras entidades de jornalistas, emitir nota oficial contra a postura do treinador na coletiva depois de Cruzeiro 1×1 Grêmio, onde Portaluppi teria supostamente “ameaçado” alguns repórteres sem citar nomes. A entidade dirigida por Amaral avaliou que o técnico adotou postura no limite da “delinquência”:
“Não tenho problema algum na imprensa nacional. O meu problema é com a imprensa daqui, com a aldeia. Os daqui acham que são intocáveis. Esse tal de Rogério Amaral, presidente da Aceg-RS. Esse é um idiota, um débil mental, pela nota que ajudou a escrever. Sabe por que você é um idiota? No caso do ano passado no Beira-Rio, com um cidadão brigando em campo com criança no colo, hoje ele é associado da Aceg-RS. Quem é o idiota da história? Você é o delinquente. Por favor, me processe, vou te processar também. E aí você quer soltar notinha? Seja homem, não se esconda, assuma a responsabilidade”, disparou Renato, neste domingo.