Mesmo focado na reta final do Brasileirão, ainda sonhando até mesmo com o título nas três rodadas restantes, o técnico Roger Machado projetou a próxima disputa do Gauchão, tendo a missão de tirar o Inter da fila de estaduais, o que já dura desde 2016. O treinador, em coletiva depois da vitória sobre o Bragantino no Beira-Rio, ainda revelou a realização de uma reunião nos próximos dias com a direção para planejar o começo do ano que vem.
Roger ainda valorizou a redução do Gauchão, que terá novo formato e menos datas de disputas – serão 12 datas e não mais 16 como anteriormente. Ao mesmo tempo, o comandante colorado valorizou o “charme” que a competição regional apresenta:
“Nessa semana, vamos ter uma reunião com toda a comissão e direção justamente para começarmos a olhar o início de 2025. Mas eu vejo que o estadual é um campeonato regionalmente importante. Sabemos que nesse calendário que o Brasil tem era importante condensar o formato, até para não perder o protagonismo. Acho que pode ser uma alternativa importante e uma solução viável para um campeonato que tem o seu charme. Agora é planejar, mas o foco total ainda é nesse momento do Brasileirão”, contou Roger.
O novo Gauchão
Em um primeiro momento, serão três grupos de quatro equipes e os times, na disputa classificatória, só enfrentam clubes das outras chaves. Os “cabeças” de cada grupo são Grêmio, Inter e Juventude e o campeonato ccomeça no dia 22 de janeiro e termina em 16 de março.
Os líderes de cada chave e o melhor segundo colocado vão às semifinais, com ida e volta, assim como a final. Depois, quem ficar entre o 5° e 8° lugar disputa um quadrangular valendo vaga na Copa do Brasil de 2026. Já entre o 9° e o 12° os clubes lugar realizam um “torneio” contra as duas vagas do rebaixamento.
- Grupo A: Grêmio, São José, Guarany de Bagé e Avenida
- Grupo B: Inter, Caxias, Pelotas e Ypiranga
- Grupo C: Juventude, Monsoon, Brasil de Pelotas e São Luiz