
Aliviado e satisfeito pela vitória do Inter de 2×0 diante do Nacional, no Uruguai, pela Libertadores, o técnico Roger Machado explicou em coletiva a sua estratégia para o confronto, mantendo o esquema com três volantes e dando chance ao jovem centroavante Ricardo Mathias, autor do primeiro gol do duelo. Para Roger, o seu time competiu em “nível de excelência” e mereceu o placar:
“A estratégia de um volante e dois meio-campistas que circulam no campo era ter mais gente no meio. Fortalecer a construção e ampliar o campo com os laterais. Para a característica do Ricardo Mathias, tendo esses dois meias que dão a sustenção, ter um jogador de área com a passagem dos laterais. Imaginávamos que o Nacional tiraria um dos zagueiros e assim poderíamos explorar as linhas de fundo. Competimos em um nível de excelência e a vitória foi merecida”, declarou Roger.

Vindo de três derrotas seguidas, com 11 gols sofridos, Roger explicou como trabalhou o Inter nos dias anteriores ao jogo no Uruguai e ainda cutucou os críticos que mudam de visão “de uma hora para outra”:
“Trabalhamos a tranquilidade para o grupo não se contaminar com o externo. De uma hora para a outra, o treinador deixou de ser competente, deixamos de ter bons jogadores e passamos a ter o trabalho questionado. Falaram até que o grupo era insuficiente. Trabalhamos nesses dias para dar confiança aos atletas e para mostrar que a vida no futebol é assim. O ambiente externo puxa sempre você para baixo e os jogadores responderam bem”, comentou, para depois concluir:
“Em três competições, é humanamente impossível fazer todas elas no limite máximo. Fisicamente e mentalmente é muito pesado. A vitória tem uma parte de termos descansado alguns jogadores no domingo. O problema de preservar jogadores nesse momento é que, em um jogo fora contra o Botafogo, da forma que foi, ele contamina o ambiente para o duelo seguinte. E domingo já temos outro jogo importante pelo Brasileirão. Infelizmente, o calendário brasileiro penaliza as equipes que, por mérito, conquistam o direito de estar em grandes competições”.
Bem encaminhado na Libertadores, precisando de apenas um empate em casa contra o Bahia no dia 28, o Inter volta a jogar pelo Brasileirão neste domingo. O adversário vai ser o Mirassol, no Beira-Rio, a partir das 20h30.