
Torcedores do Grêmio marcaram presença próximos à chaminé da capela Sistina, no segundo dia de conclave, cuja fumaça branca sinalizou a escolha do novo Papa. O cardeal Robert Francis Prevost, nascido em Chicago, nos Estados Unidos, tem 69 anos de idade e foi eleito pelos colegas para ser conhecido a partir de agora como Leão XIV.
Em depoimento que viralizou nas redes sociais, sobretudo em páginas ligadas a torcedores do Grêmio, uma repórter da CNN Brasil faz o depoimento diretamente do Vaticano passando como estava o ambiente repleto de povos e culturas diferentes, dentre eles os gremistas:
- Mano explica entrada de Luan Cândido, admite Grêmio discreto e promete evolução
- Imprensa se assusta com desempenho do time do Grêmio no Peru: “Castigo”
“Tem gente jovem, tem gente com camisa de torcida, alguns torcedores do Grêmio passando por mim uma hora e falando: ‘Aê Brasil’. Viram que eu estava falando em português (risos). Enfim, muitas pessoas de várias localidades”, disse a jornalista – veja abaixo ou aqui:
Torcida do Grêmio já identificou que o ano não será fácil e está estreitando as relações com o novo Papa pic.twitter.com/az7KkKTkwO
— Museu de Memes do Grêmio (@museu_gremio) May 8, 2025
A escolha do novo Papa
O conclave para a escolha do novo Papa começou na quarta-feira (7), com a presença de 133 cardeais – sete deles são brasileiros. Na primeira rodada da votação, nenhuma decisão foi tomada e isso ficou sinalizado com a fumaça preta que saiu da chaminé.
Após novas rodadas de discussões, a fumaça branca saiu por volta das 13h07 (de Brasília) com a escolha de Robert Francis Prevost. Segundo informações do site G1, o novo Papa “é visto como um reformista, alinhado à linha de abertura implementada por Francisco, tem formação sólida em teologia e é considerado um profundo conhecedor da lei canônica, que rege a Igreja Católica”.