A repórter Bibiana Bolson, dos canais ESPN, reclamou no Twitter pela ausência da sua pergunta na coletiva de imprensa do técnico Renato Portaluppi nesta quinta-feira, na Arena, logo depois da inesperada derrota do Grêmio por 2×1 para o Sport Recife, pelo Brasileirão.
Em uma série de postagens no Twitter, ela demonstrou não ter entendido o motivo do questionamento ficar de “fora” da lista de perguntas. Como as coletivas estão sendo virtuais por causa do coronavírus, os repórteres selecionados pela assessoria do clube mandam as perguntas por áudio.
Bibiana, em sua rede social, revelou o conteúdo da pergunta que gravou a Renato:
“Renato, pela sua experiência, por que tantos técnicos são demitidos, até com pouco tempo, aqui no futebol brasileiro? Você, no atual momento, teme ser demitido?”
Até a publicação desta matéria, o Grêmio não havia se pronunciado sobre o caso. Confira os tuítes da repórter:
Já que a minha pergunta NÃO ENTROU na coletiva do Grêmio, sabe-se lá pq, aqui vai:
“Renato, pela sua experiência, pq tantos técnicos são demitidos – até com pouco tempo, aqui no futebol brasileiro? VOCÊ, NO ATUAL MOMENTO, TEME SER DEMITIDO?”— Bibiana Bolson (de 🏡) (@bibianabolson) September 4, 2020
Repórteres mandam perguntas antecipadamente. A @ESPNBrasil é a PENÚLTIMA da lista. E nessa noite por alguma razão (que ainda desconheço) fui vetada.
— Bibiana Bolson (de 🏡) (@bibianabolson) September 4, 2020
Ñ existe “apreciação” de pergunta- o repórter PERGUNTA, se o técnico ñ quiser responder, ele só manifesta que não quer responder. FIM. Das minhas pautas cuido eu e meu excelente e experiente time.
— Bibiana Bolson (de 🏡) (@bibianabolson) September 4, 2020
Por fim, justificativas mil vão surgir a partir de agora. Mas pela minha transparência com meu público, com o nosso público da @ESPNBrasil, registro: HOJE A ESPN BRASIL MANDOU PERGUNTA e não teve sua pergunta rodada em coletiva. Boa noite!
— Bibiana Bolson (de 🏡) (@bibianabolson) September 4, 2020
Eu ñ tenho medo de PERGUNTAR e muito menos de tomar “fora” de quem quer que seja. Jornalismo, por tudo que aprendi com grandes mestres e colegas, se faz com QUESTIONAMENTOS. Eu JAMAIS vou ficar “erguendo bola” de quem quer que seja. Pra isso se tem ASSESSORIA.
— Bibiana Bolson (de 🏡) (@bibianabolson) September 4, 2020
Veja aqui algumas das principais declarações de Renato na coletiva:
“Fizemos um excepcional segundo tempo hoje. Se a gente virasse o jogo, estariam todos aplaudindo o Grêmio agora. A gente treina e joga para ganhar. E não vou falar em Caxias, porque o campeão foi o Grêmio. Título gaúcho acabou. É do Grêmio e ponto. E no Brasileirão oscilamos no jogo de hoje, mas fizemos um grande segundo tempo”
.
“Encontra as equipes que tem por aí, e encontra uma equipe que tem 31 oportunidades. Se isso não é repertório, eu não sei o que é. Nossos atacantes não foram felizes hoje. Agora, se você acha que não tem repertório com 31 chances, aí fica difícil”
.
“Thiago Neves é um jogador do grupo do Grêmio. Ele está treinando bem. Aqui no Sul, quando vocês acham que um jogador não rende, começam a massacrar ele. Foi assim com o André também. As melhores oportunidades no primeiro tempo saíram com ele”
.
“Não tem nada a ver com o Inter. Todos os anos vejo muitos times grandes disparando. Mas quem chega lá no fim é o Grêmio, mesmo disputando muitas competições”
.
“Nessa hora, temos de ter muita calma. Conheço meu grupo, sei da qualidade do meu grupo. Uma hora a bola vai começar a entrar”
.
“A tabela não foi tão boa assim, até essa partida, para o Grêmio. Mas eu estou satisfeito. Estamos com 7 pontos, temos um jogo a menos. É só vencer a partida que estamos atrasados que começamos a brigar na parte de cima da tabela”
.
“O Grêmio pode estar, hoje, com um dos piores ataques do Brasil. Mas, se você pegar os números de todas as equipes, vai ver que o Grêmio é uma das equipes que mais cria no Campeonato Brasileiro”
.
“O Grêmio tem feito mais cruzamentos hoje em dia porque temos um grande cabeceador na área. Isso é o beabá do futebol”