Ao se sentir bastante prejudicado pela arbitragem de Rafael Traci no 0x0 diante do São Paulo, fora de casa, neste sábado, o Grêmio viu o seu técnico Renato Portaluppi fazer uma sugestão pós-jogo de um programa “ao vivo” entre treinadores brasileiros e o chefe de comissão de arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba.
As principais queixas do Grêmio foram em dois pênaltis não dados nem checados no VAR em Pepê e Geromel, além de entradas em Alisson e Luiz Fernando, que deixaram o gramado lesionados.
“A autoridade é o árbitro do jogo. Por conta disso, ele tem que checar o VAR. Esta é minha bronca. Faz um programa ao vivo ou uma live entre o Gaciba e alguns de nós treinadores, pega uns sete, oito treinadores. Aí vamos saber fazer as perguntas certas para ele. Só falar em programa de televisão e não responder pergunta é fácil. Nós temos a ferramenta, mas não estamos sabendo usar o VAR”, declarou Renato, antes de acrescentar:
“Eu nunca critiquei a arbitragem. A minha crítica é construtiva para a arbitragem. O árbitro é a autoridade do jogo, e por isso, ele tem que checar o VAR. Se tem o VAR, tem que ser usado”.
Renato, vale lembrar, já havia mencionado Gaciba em tom crítico após a derrota de 2×1 para o Santos, na Vila Belmiro, no domingo passado. Na ocasião, o Grêmio também questionou a ausência da checagem do VAR em lance que poderia ser dado pênalti.
Sequência de jogos do Grêmio a partir de agora:
• América de Cali (Arena) – 22/10 – Libertadores
• Athletico-PR (Baixada) – 25/10 – Brasileiro
• Juventude (Arena) – 29/10 – Copa do Brasil
• Bragantino (Arena) – 02/11 – Brasileiro
• Juventude (Jaconi) – 05/11 – Copa do Brasil