Na semana em que completou exatamente 1 ano da volta ao Grêmio, o técnico Renato Portaluppi fez um balanço da sua nova passagem até o momento em entrevista dada ao site Globoesporte.com. Segundo ele, a “coisa estava feia” quando chegou no lugar de Roger Machado para a reta final da Série B de 2022, mas que, com trabalho, os objetivos foram sendo atingidos pouco a pouco.
Renato, no seu balanço, fez questão de frisar as duas vitórias em Gre-Nais até agora na temporada de 2023 – ambas na Arena, sendo uma pela primeira fase do Gauchão por 2×1 e outra pelo primeiro turno do Brasileirão por 3×1.
- Sem venda de jogadores, tricolor encontra alternativa e pode receber bolada ainda em 2023
- Torcedores gremistas deixam respostas à provocação do Inter após classificação na Libertadores
“Está sendo de um proveito muito grande. Primeiro, feliz por sempre quebrar recordes. Os números não mentem. Hoje faz um ano de ter pego o clube em uma situação muito delicada. Quando eu cheguei, estava feia a coisa. Conseguimos subir. Aí vai somando os problemas financeiros graves, praticamente mudamos 50 ou 60% do grupo. Muitos não acreditavam, mas ganhamos o estadual. De onde viemos, com todas mudanças, esse título foi muito bom pra gente, deu uma moral”, disse Renato, antes de ampliar:
“Jogamos dois Gre-Nais e conseguimos ganhar. O Inter vinha de uma base pronta. Essa mudança toda de grupo e chegamos em uma semifinal de Copa do Brasil e estamos em terceiro do Brasileiro. Reestruturando o clube em todos sentidos. Fico muito feliz de ter esses números maravilhosos em cima de todos esses problemas”.
Os números de Renato neste 1 ano de volta ao Grêmio
54 jogos
31 vitórias
12 empates
11 derrotas
91 gols marcados
51 gols sofridos
64,8% de aproveitamento
2 títulos (Recopa Gaúcha e Gauchão)