Antes do empate em 0x0 nesta quarta-feira pela ida das oitavas da Copa do Brasil na Neo Química Arena, em São Paulo, o Corinthians chegou a enviar um ofício para a CBF questionando a escalação do árbitro Marcelo de Lima Henrique, que tem relação próxima com o treinador gremista Renato Portaluppi. Ambos chegaram a trocar presentes após um jogo da temporada passada – relembre o caso aqui.
Em coletiva depois da partida empatada sem gols, Renato esvaziou a polêmica com o Corinthians e disse ter boa relação com outros árbitros, não apenas com Marcelo de Lima Henrique. O treinador do Grêmio citou, por exemplo, Raphael Claus como um dos seus amigos do apito:
“Eu tenho que ser inimigo do árbitro? Eu sou o treinador que mais elogia os árbitros brasileiros. Converso com todos eles, não apenas o Marcelo de Lima Henrique. Critico um ou outro, especialmente do VAR, porque tem a ferramenta. O Claus, por exemplo, sempre apita os jogos do Zico no final do ano. E eu brinco com ele durante os jogos, brinco o ano todo, ele me sacaneia e eu também. Qual o problema? Tenho que ser inimigo? É perda de tempo isso”, disse Renato, após elogiar a atuação da arbitragem desta quarta:
“Queria fazer elogio ao árbitro do jogo, que deu uma aula hoje junto com os seus assistentes. Assim que tem que ser, independente do local da partida e do adversário. Foi uma aula”.
Renato explica o que mudou no Grêmio
Depois de uma série de derrotas e más atuações na volta do futebol após a enchente, o Grêmio parece estar reencontrando o seu padrão de jogo e os bons resultados. Para Renato, o que explica isso é a volta da confiança nos atletas:
“O que mudou foi a confiança. Conseguimos bons resultados e saímos um pouco da situação difícil no Brasileirão. A cada jogo, subimos de produção. O nosso prejuízo maior no momento é que os jogadores não conseguem descansar direito, não dormem direito. O sono da noite é diferente do sono do dia. E eu não tenho tempo para treinar a parte tática. Acabo mostrando mais nos vídeos e em 10 minutos em campo, que é muito pouco tempo. Mas o que me deixa feliz é a atitude que o time vem tendo em campo, independente da competição”, acrescentou o comandante.
A agenda do Grêmio em agosto:
Brasileirão: Athletico-PR — 4/8 (domingo, 16h)
Copa do Brasil: Corinthians — 7/8 (quarta, 21h30min)
Brasileirão: Cuiabá — 10/8 (sábado, 19h)
Libertadores: Fluminense — 13/8 (terça, 19h)
Brasileirão: Bahia — 17/8 (sábado, 18h30min)
Libertadores: Fluminense — 20/8 (terça, 19h)
Brasileirão: Criciúma — 25/8 (domingo, 11h)
Saiba mais notícias:
- Direção do Grêmio se manifesta e já mostra preocupação com o jogo da Copa do Brasil
- Renato aprova atuação do Grêmio, detona CBF e cita Corinthians: “Não precisa disso”