O técnico Renato Portaluppi adotou uma postura de ataque ao Inter depois da derrota do Grêmio no último Gre-Nal, no Beira-Rio, por 1×0, com gol de Borré. Citou, em coletiva, que o seu time estava acostumado a ganhar clássicos e títulos, diferentemente do maior rival. Esta declaração, que foi rebatida por D’Alessandro dias depois, voltou a ser explicada pelo comandante gremista.
“Vi até uma entrevista da D’Alessandro. O D’Alessandro, talvez tenha me entendido mal. Eu jamais falei que o Inter não tinha que comemorar o Gre-Nal. Óbvio que tem de valorizar. Só que eu falei o seguinte, o Inter ganhou os últimos clássicos, mas o Grêmio tem ganhado títulos”, justificou Renato.
“O Estadual a gente ganha todo ano. O Inter não ganha. Os últimos dois títulos mais importantes, da Copa do Brasil e Libertadores, foram do Grêmio. Mas perder o Gre-Nal, acha que está tudo errado?”, argumentou o treinador gremista, em nova entrevista dada ao jornal Zero Hora.
O que disse D’Alessandro para Renato?
Na semana pós-Gre-Nal, o atual diretor esportivo colorado Andrés D’Alessandro foi perguntado sobre a fala de Renato durante entrevista à ESPN. O argentino, que é um profundo conhecedor da rivalidade gaúcha, defendeu a postura do Inter:
“Não pode comemorar Gre-Nal? Se o Grêmio ganhasse, não iria comemorar e iria ficar falado? Sempre foi igual, sempre se comemorou. E isso de título é relativo. Eles ficaram 15 anos lá atrás. A gangorra do futebol é normal. Agora, o Inter vem de muitos anos sem títulos importantes, mas do outro lado já começou a somar de novo também. Isso é normal. O problema é quando tu tenta diminuir o outro para defender o teu. O Inter não ganha há muito tempo, mas eles já passaram por isso. E o Gre-Nal se comemora, se comemora sempre. Isso não existe no nosso estado”, declarou D’Ale, na ocasião.
Em 2024, o Inter viveu soberania em Gre-Nais e venceu os três disputados no ano – dois no Beira-Rio e um no Couto Pereira, em Curitiba. O próximo encontro só será no Gauchão de 2025, com o Grêmio tentando o octacampeonato seguido e o colorado buscando voltar a vencer desde 2016.