
Focado nos aspectos táticos e técnicos do seu Fluminense, deixando de lado algumas frases de efeito e provocações, o treinador Renato Portaluppi tem mudado um pouco do estilo que tinha no Grêmio nesses dias nos Estados Unidos, onde comanda o time das Laranjeiras na disputa do Mundial de Clubes. A avaliação foi feita pelo repórter Rodrigo Oliveira, que está em solo norte-americano cobrindo o campeonato para a Rádio Gaúcha.
“Além de dizer que não irá mostrar o famoso DVD com os seus gols contra o Hamburgo, na conquista do título mundial de 1983 pelo Grêmio, Renato abriu mão das frases de efeito e folclóricas que marcaram o seu longo período como técnico gremista. Além disso, falou detalhadamente sobre questões táticas, tema que domina, mas que costumava evitar em Porto Alegre”, relatou Rodrigo, no portal GZH.
São Paulo demite Zubeldía e tenta contratar antigo nome avaliado pelo GrêmioSuárez em branco: como foi a estreia do Mundial e os primeiros jogos dos brasileirosRenato, nesta semana, concedeu coletiva na véspera da estreia contra o Borussia Dortmund, da Alemanha, prometendo que o seu time teria “coragem” para encarar esse e todos os adversários. Pelo Grêmio, ele foi campeão em 1983 fazendo dois gols contra o Hamburgo e vice em 2017, como treinador, no Mundial vencido pelo Real Madrid.
“É importante essa experiência que eu vivi lá atrás. Posso passar para o meu grupo, até porque a gente vai estrear neste Mundial também contra uma equipe da Alemanha, e a gente sabe o quanto é forte o nosso adversário. Comandei o Grêmio no Mundial, diante do Real Madrid, e essa é toda uma experiência que eu procuro passar para os meus jogadores”, declarou o treinador.

Renato ainda sem Soteldo
Um dos reforços pedidos por Renato Portaluppi para este meio de ano no Fluminense foi o venezuelano Soteldo, comprado junto ao Santos. O jogador, ex-Grêmio, está no Mundial e se recupera de lesão muscular de Grau II na coxa, só devendo voltar em uma eventual segunda fase do campeonato nos EUA.
+ Após título do Grêmio, Felipão fala do Mundial e manda recado para Renato