A relação entre Grêmio e Flamengo, institucionalmente, ficou abalada depois dos recentes episódios no jogo de domingo, na Arena, pelo Brasileirão, em que os gaúchos venceram pelo placar de 3×2. Baseado numa publicação do jornal “Lance!”, o Fla, horas depois da partida, denunciou um caso de suposto racismo contra o atacante Carlinhos, que teria recebido das arquibancadas a palavra “macaquinho”.
O Grêmio, imediatamente, foi investigar o caso e identificou o torcedor envolvido. Posteriormente, contratou perícias técnicas para a análise do áudio e constatou que o que foi dito foi “tá brabinho”, em alusão à expulsão de Carlinhos e do seu soco na estrutura do VAR antes de ir ao vestiário. O clube gaúcho cobra uma retratação pública do Flamengo, o que até este momento não aconteceu.
“Queremos que eles se retratem publicamente através dos mesmos canais em que eles proferiram essas ofensas, essa denunciação caluniosa e essa mentira, iludindo toda a torcida e a sociedade esportiva brasileira”, disparou o diretor-jurídico do Grêmio, Luiz Paulo Germano, à Rádio Gaúcha.
“Não aceitaremos mentiras. Não aceitaremos que inverdades, fraudes, canalhices sejam praticadas contra o Grêmio, contra a nossa torcida e contra cada um dos nossos associados, a quem nós devemos satisfação”, ampliou o mesmo dirigente.
O Grêmio também cobra retratação do jornal “Lance!” por sua publicação, que, na legenda do vídeo da saída de Carlinhos de campo, cita a palavra “macaquinho”. O clube diz que ainda não recebeu retorno de nenhuma das partes envolvidas.
A nota do Flamengo depois do jogo com o Grêmio
“O Clube de Regatas do Flamengo informa que o atleta Carlinhos sofreu injúrias raciais ao deixar o campo após ser expulso na partida deste domingo (22), contra o Grêmio, em Porto Alegre. O jogador diz ter escutado imitações de macaco e, em um vídeo de uma matéria do veículo “Lance!”, ouve-se nitidamente uma voz proferindo a palavra “macaquinho”. O Flamengo apoia totalmente o atleta, repudia o ocorrido e aguarda posicionamento da CBF“, postou Flamengo na web.