Foi no sufoco, mas o Grêmio conseguiu manter a sua fama de “copeiro” e avançou na primeira fase da Copa do Brasil nos pênaltis diante do valente São Raimundo, de Roraima, que vendeu caro a queda e só tombou no apagar das luzes do segundo tempo, quando Oliveira marcou 1×1 e deu vida ao tricolor gaúcho. No fim, os jogadores do time da casa lamentaram o resultado, mas ressaltaram a bravura e a entrega no confronto:
“Primeiramente, agradecer a Deus. A gente sabia da nossa capacidade de fazer um grande jogo. Os caras mais experientes do grupo sempre incentivam a gente. Nós somos um grande clube. Tem muito preconceito contra Roraima, mas estamos sempre fazendo grandes jogos contra grandes equipes. Esse jogo seria importante para mim, para todos que confiaram em mim”, disse Kanté, autor do gol do time mandante.
O meio-campista Belão foi mais além e reconheceu que, de fato, o Grêmio é “imortal” por partidas como essa: “A gente lutou até o fim. A Copa do Brasil tem esse encanto do pequeno surpreender o grande. O Grêmio é gigante, provou que é imortal mesmo, mas é parabenizar o grupo, a torcida, fizemos um grande jogo e está tudo certo”, disse.
Tiago Volpi brilha para o Grêmio
Contestado no momento da sua contratação junto ao Toluca, do México, Tiago Volpi mostrou o seu valor nesta noite e cresceu na disputa de pênaltis. Primeiro, defendendo uma cobrança e depois convertendo o gol da classificação gremista.
“É a famosa Copa do Brasil. A competição que todos conhecemos. Não podemos menosprezar a competição e não fizemos isso. Sabíamos que seria difícil. Teve a cara do Grêmio. Um campo difícil de jogar, que não estava nas melhores condições. Mas lutamos até o fim e não desistimos. Defendi uma cobrança e ajudei na classificação”, disse Volpi, à reportagem do Amazon Prime, na saída de campo.
Depois de sair vivo de Roraima, o Grêmio mantém o sonho de ser hexa da Copa do Brasil e vai ter, na segunda fase, o Athletic-MG ou o Barcelona-BA em duelo único a ser realizado em março. A CBF ainda comunicará a data e o mando de campo. No sábado, às 21h30, na Arena, o time treinado por Gustavo Quinteros recebe o Juventude pela ida da semi do Gauchão.