Atual titular da lateral-esquerda do Grêmio, Rafinha é um dos jogadores com contrato somente até dezembro e futuro incerto para 2022. Oficialmente, nem ele nem o clube se pronunciaram sobre o possível início das conversas para uma renovação. O máximo que o atleta fez foi, recentemente, se dizer “muito feliz” durante coletiva recente.
“Eu não gosto de fazer média, mas estou muito feliz aqui. Sei da minha qualidade e da grandeza do Grêmio. Vou lutar por esse clube enquanto estiver chance. Estou sempre bem fisicamente, estou feliz. Espero que a gente termine o ano bem e ano que vem projete o que tiver que projetar”, comentou, na ocasião.
Sua contratação pelo Grêmio no início do ano foi por um pedido particular do técnico Renato Portaluppi, hoje no Flamengo. O Fla, aliás, chegou a negociar o retorno de Rafinha e, agora, garante que não tem negociações em andamento nem interesse em tê-lo em 2022:
“O Lincoln é uma pessoa que temos um enorme carinho, ele ajudou muito na vinda do Rafinha. Mas nada tem a ver, ele mora em Belo Horizonte e sabia que a gente estava no hotel, levou doce de leite, queijo… Não tratamos de nenhum jogador no momento”, disse o vice de futebol Marcos Braz, ao canal “Gustavo Henrique Dando Choque”, sobre um encontro com o ex-meia Lincoln, empresário de Rafinha.
Após um período como titular, Rafinha perdeu a posição para Vanderson e agora vem tendo sequência sob comando de Luiz Felipe Scolari na lateral-esquerda sendo inclusive capitão do time nas últimas partidas. No vestiário, tem reforçado o seu papel de líder dentro do delicado momento vivido pelo clube no Brasileirão.
O experiente defensor de 36 anos é presença certa no time titular para o jogo de domingo, 20h30, em casa, contra o Sport Recife.