Anunciado oficialmente pelo Grêmio ao longo do último sábado, o técnico argentino naturalizado boliviano Gustavo Quinteros surpreendeu positivamente a direção do clube nos contatos durante as tratativas. O técnico fez muito bem a sua “lição de casa”, demonstrando total conhecimento sobre a realidade do futebol brasileiro e até da situação histórica de rivalidade do Gauchão.
Quinteros, segundo o vice de futebol gremista Alexandre Rossato, “interrompeu” a conversa quando os dirigentes começaram a explicar a importância do Gauchão de 2025, que poderá representar o inédito octacampeonato na história gremista.
“Quando a gente foi falar para ele sobre a importância do Campeonato Gaúcho de 2025, ele já saiu na frente. Sabia de toda a história. É um cara que conhece o Grêmio e que disse que vem para ser campeão. ‘Também quero fazer parte dessa história’. Foram essas as palavras dele”, destacou Rossato à Rádio Gaúcha.
“É um técnico vencedor, trabalhador e com futebol forte, aguerrido, veloz, de marcação e de intensidade. São essas características que fizeram o Grêmio contratá-lo. Na verdade, a gente entende que buscou um treinador com a cara do Grêmio”, acrescentou.
Gustavo Quinteros, que esteve no comando do Vélez na atual temporada, deve chegar a Porto Alegre entre os dias 6 e 8 de janeiro para conhecer as instalações do clube, ter contato com os atletas e dar início à pré-temporada. Ele terá contrato de um ano, com cláusula de renovação por mais um mediante metas esportivas a serem batidas.
Quem é Gustavo Quinteros?
Nome: Gustavo Domingo Quinteros Desábato.
Nascimento: 15/02/1965 (59 anos).
Local: Cafferata/ARG.
Clubes como treinador: Blooming/BOL, San Martín de San Juan/ARG, Blooming/BOL, Bolívar/BOL, Oriente Petrolero/BOL, Seleção da Bolívia, Emelec/EQU, Seleção do Equador, Al-Nassr/SAU, Al-Wasl/EAU, Universidad Católica/CHI, Tijuana/MEX, Colo Colo/CHI e Vélez Sarsfield/ARG.
Títulos: Campeão Boliviano 2005 (Blooming); Campeão Boliviano 2009 (Bolívar); Torneio de Inverno e Campeão Boliviano 2010 (Oriente Petrolero); Campeão Equatoriano 2013 e 2014 (Emelec); Campeão Chileno 2019 e Campeão da Super Copa do Chile 2019 (Universidad Católica); Campeão da Copa do Chile 2021, Campeão da Super Copa do Chile 2022, Campeão Chileno 2022 e Campeão da Copa do Chile 2023 (Colo Colo); Campeão Argentino 2024 (Vélez Sarsfield).