GrêmioGauchão

Primeiro Gre-Nal da temporada de 2026 aguarda data, mas já tem estádio definido

Gauchão será reduzido e também terá mudança no seu formato habitual

O presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman, concedeu entrevista neste final de semana à Rádio Guaíba para dar mais detalhes da disputa do Gauchão de 2026, que terá menos tempo de duração e será jogado em formato diferente. E como de costume, haverá um clássico Gre-Nal previsto para a primeira fase da competição.

A tabela detalhada com dias e horários será divulgada em breve, mas, segundo Hocsman, o Gre-Nal inicial será jogado no Beira-Rio. A FGF tem feito um revezamento anual do local do clássico da primeira fase e em 2025 ele foi realizado na Arena com empate em 1×1.

“Gre-Nal da primeira fase do Gauchão será no Beira-Rio. Ca-Ju será no Alfredo Jaconi. Estamos observando com o departamento de competições. Não quero criar expectativas em relação ao Inter ir jogar em Santa Maria e o Grêmio ir até Bagé. Estamos avaliando. Semana que vem divulgaremos a tabela”, relatou Hocsman.

O que muda no Gauchão de 2026

Por conta da alteração geral do calendário brasileiro, o próximo Gauchão terá só 11 datas e será jogado de 11 de janeiro até 8 de março. Na primeira fase, as equipes foram divididas em dois grupos de seis times, definidos a partir de um sorteio que levou em conta critérios de proximidade geográfica e de rivalidade.

Os quatro primeiros avançam para as quartas de final, que será disputada em jogo único com mando de campo do time de melhor campanha. Os duelos de quartas serão proporcionais ao chaveamento, com o 1° de um grupo pegando o 4° do outro e assim sucessivamente.

O Grupo A terá Inter, Juventude, Avenida, São José, Guarany e São Luiz. Já o Grupo B contará com Grêmio, Caxias, Novo Hamburgo, Monsoon, Inter-SM e Ypiranga. Cada equipe fará seis jogos na primeira fase, todos eles contra equipes da outra chave. Times do mesmo grupo não se enfrentam na fase inicial. Depois das quartas, a semi e a final serão jogadas em duelos de ida e volta.

+ Comentarista projeta Grêmio iniciando 2026 com Mano Menezes e Paulo Pelaipe

Resumo do próximo Gauchão:

Formato: 12 clubes
Início: 11 de janeiro

Final: 8 de março

Fórmula: Grupos A x B (turno único)

Classificação: Os 4 melhores de cada grupo avançam

Quartas: jogo único dentro dos grupos, empate leva aos pênaltis
Semifinais e final: ida e volta
VAR: previsto desde a primeira fase

Artigos relacionados