Para o presidente do Grêmio, Alberto Guerra, o Gauchão já está “manchado” por conta dos erros de arbitragem, como os que ele alega que aconteceram na vitória de 2×1 sobre o Juventude, na Arena, no sábado, pela ida da semifinal. Irritado, o mandatário concedeu neste domingo uma entrevista à Rádio Gaúcha e reforçou o pedido oficial do clube por árbitros de fora do RS na sequência do campeonato.
Guerra confirmou, também, que o Grêmio vai buscar na FGF os áudios do VAR do jogo contra o Juventude. O árbitro de campo, Jonathan Pinheiro, não marcou pênalti de Abner em Monsalve no primeiro tempo, irritando os gremistas. O responsável pelo VAR era Douglas da Silva, que foi muito pressionado pelo vice de futebol Alexandre Rossato pós-jogo.
“Ao nosso ver, o nosso campeonato já está manchado. Se não quiserem chamar arbitragem de fora e continuarem bancando, aí a responsabilidade passa a ser total da FGF. Nós queremos escutar os áudios do VAR. Em última análise, vamos nos CPFs das pessoas para poder buscar os prejuízos causados ao Grêmio. Não quero acreditar em coincidências, mas é muitas de uma vez só. Cabe a nós investigar. O que aconteceu nesse campeonato foi demais, especialmente no jogo de ontem”, disparou Alberto Guerra neste domingo.
Outras reclamações do Grêmio sobre a partida de sábado foi a não expulsão de Marcos Paulo por cotovelada em Olivera e pelo critério utilizado na marcação da falta de Camilo em Jadson, na origem do lance do gol de Edenilson, que seria o 3×1 no placar.
Alberto Guerra também protestou na web
Antes da entrevista que concedeu à Rádio Gaúcha, o presidente gremista também protestou em sua conta na rede social oficial Instagram. “Tá demais! Não dá pra se calar. Falta de critério entre jogos, falta de critério dentro do próprio jogo. Não se trata do primeiro caso. Mas sempre nos surpreende. Alguém não viu pênalti nesse lance? Por que o VAR não chamou? Queremos uma arbitragem justa. Não vamos desistir”, publicou.
Em meio às polêmicas de arbitragem e críticas nos bastidores, o Grêmio terá agora uma semana livre para descansar e treinar até o jogo da volta. Podendo empatar para ir à final do Gauchão, o tricolor vai encarar o Juventude apenas no outro sábado, 16h30, no Estádio Alfredo Jaconi.