Em declarações dadas à Rádio Gaúcha, o ex-presidente gremista Paulo Odone, que comandou o clube no ano da última disputa de Série B do time em 2005, admitiu que a segunda divisão nacional é um “pequeno inferno” e comentou se manteria ou não Vagner Mancini – em 2008, Odone seguia como presidente quando demitiu o atual treinador após apenas seis jogos, sem derrotas no período.
“Agora é diferente. Classificam quatro equipes, é toda de pontos corridos, não tem aquele quadrangular. Mas vai ser difícil, tem clubes com camisa, tradição, como Cruzeiro e Vasco, mas tem estádios pequenos, times que fazem uma guerra contra os grandes. A segunda divisão é um pequeno inferno. É preciso que todo o vestiário, do massagista ao treinador, tenha a consciência de que só com muita pegada e garra se consegue fazer um time vencedor”, declarou Odone, antes de relembrar as dificuldades de montar time em 2005:
“Quando o Grêmio foi para a segunda divisão lá atrás, tínhamos sete atletas, sendo três goleiros. Tivemos de montar um time. Quem nos ajudou muito foi o Mano Menezes, que conhecia a realidade que iríamos viver. Ele montou muito bem o time, com disciplina, caráter, tinha a habilidade de lidar com o grupo e fez daquele catado de jogadores um time muito competente”.
Sobre a permanência ou não de Mancini, que já declarou querer ficar, Odone declarou que o atual presidente Romildo Bolzan é quem deve fazer a análise do cenário antes de tomar a decisão:
“Não vou dizer se está certo manter o Mancini agora. Essa avaliação o presidente deve fazer com o seu grupo e o vestiário. Quando demiti o Mancini, vi que era um técnico muito ofensivo. Me espantei quando vi o time jogar, sem proteção à defesa. Não poderia admitir o Grêmio ir para a segunda divisão de novo. Quando eu vi que poderia correr esse risco, optamos pela troca. Ele era um treinador jovem, com um futuro brilhante, mas tinha um conceito que não era o nosso, que era de pegada, dedicado à marcação, e não um futebol aberto. Achava que ele iria se dar bem do Rio de Janeiro para cima”, finalizou.
Veja os adversários do Grêmio na Série B de 2022:
Bahia (BA)
Brusque (SC)
Chapecoense (SC)
CRB (AL)
Criciúma (SC)
Cruzeiro (MG)
CSA (AL)
Guarani (SP)
Ituano (SP)
Londrina (PR)
Náutico (PE)
Novorizontino (SP)
Operário (PR)
Ponte Preta (SP)
Sampaio Corrêa (MA)
Sport (PE)
Tombense (MG)
Vasco (RJ)
Villa Nova (GO)