
O início do Brasileirão no dia 9 de agosto é algo “definido”, conforme palavra usada pelo presidente da CBF, Rogério Caboclo (foto), em entrevista concedida ao O GLOBO. Com o começo antes indefinido por conta da pandemia, o principal campeonato de clubes não mudará o formato e terá as 38 rodadas em pontos corridos.
Sobre a Copa do Brasil, que teve as suas fases iniciais disputadas antes da paralisação do coronavírus, o reinício será no dia 26 de agosto. A Série B, por sua vez, abre no dia 8.
“Nosso planejamento vem desde o início da pandemia. Tínhamos planejado semana a semana qual seria o cenário. Discutimos diariamente isso. Decidimos a Série A numa reunião que durou quatro horas. A Série B inicia na véspera, dia 8. Definimos que a Série C também. Foi uma reivindicação feita por eles. A Copa do Brasil fica no dia 26”, determinou Caboclo.
Em relação aos mandos de campo, a CBF tem o apoio de 19 dos 20 clubes para realizar partidas fora dos locais de mandos de cada um. O único voto contra foi do Athletico.
A alternativa de jogar fora se deve à situação diferente de cada estado em relação ao combate do coronavírus. Nesse momento, Porto Alegre, por exemplo, não pode receber partidas.