A possível perda de pontos do Sport Recife pela escalação equivocada do zagueiro Pedro Henrique, emprestado até dezembro pelo Inter, movimentou também a torcida colorada nesta terça-feira. Mas, segundo o jurídico do clube, não existe a chance de o colorado ser de alguma forma prejudicado pela situação.
Antes de ir ao Leão, Pedro havia jogado cinco partidas pelo Inter no Brasileirão e tomado cartão amarelo em mais duas como reserva, configurando os 7 jogos limitantes para a troca de clube. O Sport o escalou normalmente e o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) estipula perda de três pontos, além da perda da pontuação dos jogos em que o atleta esteve em campo.
“Não há nenhuma hipótese de respingar no Inter. O Direito é regido pelo Princípio da Legalidade, pelo qual não há pena sem lei anterior que a defina. E, nesse sentido, não há qualquer previsão legal de punir outro time, senão aquele que teria escalado um jogador, supostamente, de forma irregular”, afirmou Guilherme Mallet, vice-jurídico do Inter, ao portal Vozes do Gigante.
Contra o Juventude e contra o Flamengo foram as partidas em que Pedro levou amarelo pelo Inter mesmo estando no banco. Antes, chegou a fazer jogos como titular no início da campanha e ficou marcado pelas duas expulsões consecutivas contra Vitória, pela Copa do Brasil e Fortaleza, pelo Brasileirão.
O que diz o Sport sobre Pedro Henrique
Em entrevista publicada pelo site Globoesporte, o presidente do Sport, Leonardo Lopes, avisou não ter sido notificado pela CBF e indicou que será possível recorrer em caso de punição.
“A gente tomou conhecimento dessa informação. Tão logo acionamos os nossos advogados especialistas no Rio de Janeiro para saber, porque há um conflito de normas no regulamento geral e no específico. Tem uma discussão muito grande quanto à penalidade. Tem jurisprudência sobre a questão dos pontos, mas também sobre multa”, avaliou.
Neste momento, o Sport é o vice-lanterna com 17 pontos e fatalmente estaria rebaixado caso se confirme a punição, que poderá levá-lo a ter apenas 5 pontos. Já com oito jogos sem fazer gols, o Leão visita o Grêmio na Arena no domingo às 20:30.