
NOVO EXECUTIVO
Depois de alguns bons anos, Paulo Pelaipe está de volta ao Grêmio para exercer o cargo de diretor executivo do clube, tendo responsabilidade direta sobre reforços, saídas e renovações vinculadas ao elenco. Na primeira coletiva, que foi dada ao lado dos outros novos dirigentes na Arena nesta quarta-feira, ele evitou avançar muito nesses temas, mas admitiu a necessidade de “reforços pontuais” e destacou que a primeira meta é trazer um treinador, cujo favorito é Luís Castro.
“Essa época é de especulação, pois não tem futebol e jogos. Nós temos a cautela necessária, conversamos todos nós, e o Grêmio já tem estrutura. Precisamos de algumas peças, mas temos que ter respeito pelos atletas. Vamos trazer os reforços pontuais, mas nossa primeira meta é contratar o treinador, para conversar com ele, pois não adianta contratarmos atletas que não se encaixem com o estilo de jogo dele”, afirmou Pelaipe, em fala recuperada por GZH.
Pelaipe foi contratado para a gestão de Odorico Roman na vaga de Luís Vagner Vivian, mas o novo executivo evitou críticas ao antigo titular do posto: “Cada profissional tem seu estilo, uns mais sanguíneos e outros menos”, resumiu.
+ Felipão aprova nova direção do Grêmio e se manifesta sobre Luís Castro: “Excelente”
Também foram apresentados o vice de futebol Antônio Dutra Júnior, o CEO Alex Leitão, o coordenador técnico Luiz Felipe Scolari e o diretor de futebol Rafael Lima durante a coletiva de imprensa do novo departamento de futebol.
Grêmio publica breve perfil de Paulo Pelaipe:
Paulo Roberto Jardim Pelaipe, 74 anos, possui relação histórica e profunda com o Grêmio, construída ao longo de décadas de serviços prestados ao Clube. Iniciou sua trajetória profissional no final dos anos 1970, passando por cargos de diretor e assessor em áreas como Futebol de Salão, Escolinha e Categorias de Base. Em 2001 assumiu pela primeira vez o comando do Departamento de Futebol, conquistando o Estadual e a Copa do Brasil. Em 2005 retornou como vice-presidente de Futebol, vivendo período marcante com o título da Série B na Batalha dos Aflitos, o bicampeonato estadual e o vice da Conmebol Libertadores.
Depois acumulou experiências em clubes como Fortaleza, Corinthians, Vasco, Coritiba, Botafogo-SP, São Caetano e Flamengo, onde liderou a temporada da Tríplice Coroa em 2019. Após passagem pelo Cruzeiro em 2024–2025, encerrou o ciclo em Belo Horizonte e retornou ao Tricolor. Com amplo conhecimento do mercado e do ambiente gremista, Pelaipe chega para liderar o planejamento esportivo e reforçar a profissionalização dos processos internos.
Siga o Grêmio no nosso canal do WhatsApp
Receba as notícias do Grêmio direto no WhatsApp. É rápido, grátis e sem spam.
Ao clicar no botão, você aceita os Termos de Serviço do WhatsApp.









