Eduardo Coudet saiu da Argentina para chegar ao Inter buscando implementar uma “ideia” de futebol, que, dentre os seus pilares, tem na saída de jogo pelo chão desde a defesa uma das maiores exigências. Assim, o antigo titular Rodrigo Moledo perdeu espaço e viu primeiro Bruno Fuchs – já vendido – e agora Zé Gabriel, em alta, despontarem.
Antigo volante e até meia pela direita no ano passado, com Odair Hellmann, contra o Fluminense, no Rio de Janeiro, Zé Gabriel foi forjado zagueiro por Coudet e a resposta tem sido positiva inclusive no quesito passe.
Sem ser protocolar e apenas tocar de lado no lateral, o jovem de 21 anos “achou” Galhardo no meio de campo na criação de um dos gols da vitória contra o Atlético-GO, mostrando que sabe funcionar como “defensor-construtor” que Chacho tanto gosta e pede.
🥅 CONSTRUÇÃO DO SEGUNDO GOL X ATL-GO
Insistimos aqui na importância da participação dos zagueiros em momentos assim. Passe do @zgabriel35 deixa 6 jogadores adversários para trás, dando campo para Galhardo avançar.pic.twitter.com/GyeAPCOJub
— Stat Inter 🇦🇹📊 (@statinter) August 20, 2020
Sem ser vazado já há dois jogos ao lado do capitão Cuesta, Zé Gabriel voltou a ter momentos de destaque na vitória de sábado por 1×0, no Beira-Rio, diante do badalado Atlético-MG de Jorge Sampaoli.
No principal deles, fez a leitura correta de um lance de ataque atleticano e se colocou atrás de Marcelo Lomba para salvar uma bola praticamente em cima da linha – e vibrou pelo lance como se tivesse feito um gol:
“Costumo falar que não sou titular, mas estou titular. Temos um grupo forte. Quem pode entrar ali e ajudar o grupo. Fico contente com meu desempenho, mas temos que seguir na competição que há grandes jogos pela frente”, disse, em coletiva virtual durante a última semana.
Nascido em Carmópolis-SE, Zé Gabriel chegou ao Inter depois de fazer toda a base com a camisa do Corinthians, onde flertava com o ataque sendo meia e por vezes até atacante. Mas é como zagueiro que o jogador se torna, rodada após rodada, mais um dos homens de confiança de Coudet. E tenta manter a boa fase no sábado, 16h, fora de casa, diante do Botafogo.