Tudo indicava que a sexta-feira marcaria o anúncio oficial do Grêmio na contratação do técnico Pedro Caixinha, mas as coisas mudaram nas últimas horas com um recuo considerado importante na negociação. As tratativas ainda não encerraram oficialmente, mas o desfecho já é visto com pessimismo após o staff do treinador fazer novos pedidos à direção gremista. Inicialmente, a informação foi dada pelo repórter Diogo Dantas, do jornal O Globo.
“Depois de o clube recuar em uma das cláusulas contratuais, o acerto não foi adiante. O Grêmio aguardava o desfecho positivo para o anúncio oficial do novo treinador e para planejar o elenco para a temporada 2025. Caixinha foi alvo de Santos e Vasco, mas recusou as investidas”, relatou o jornalista.
O que travou o acerto na tarde desta sexta-feira foi uma série de novas demandas apresentadas pelo treinador, tais como passagens aéreas para a família, moradia e proteção contra variação do câmbio. O Grêmio, que já preparava o anúncio oficial, foi surpreendido e ainda avalia se vai fazer adaptações à última proposta apresentada.
Aos 54 anos, o português Pedro Caixinha está livre no mercado desde que saiu do Bragantino já no segundo turno do último Brasileirão – ele estava no clube paulista desde o começo de 2023. Após a saída de Renato Portaluppi, a direção gremista pensou inicialmente em Tite e Hernán Crespo, mas não conseguiu avançar com ambos. Com Caixinha, as tratativas iam bem até esta sexta.
Quem vai treinar o Grêmio?
De acordo com informações do Globoesporte.com, um nome com prestígio na direção gremista e que tem força no clube é o de Cléber Xavier, ex-auxiliar de Tite e que irá fazer “carreira solo” como treinador a partir de 2025. Ele já trabalhou com Luis Vagner Vivian, o diretor executivo gremista, na CBF. Já Fábio Carille, que chegou a ser cotado em outro momento, fechou com o Vasco da Gama.
Tendo Alexandre Rossato de vice de futebol e Guto Peixoto de diretor da pasta, o Grêmio fará a reapresentação do elenco no dia 8 de janeiro. A estreia oficial no Gauchão de 2025 será no dia 22 ou 23, fora de casa, contra o Brasil de Pelotas.