
Na repercussão do Gre-Nal 447, pelo menos dois conhecidos comentaristas de arbitragem discordaram da decisão de Braulio da Silva Machado, que, já na reta final do segundo tempo do clássico na Arena, não marcou pênalti do colorado Braian Aguirre no gremista Aravena. Mesmo indo ao VAR, o juiz manteve a sua decisão e mandou o jogo seguir.
Tanto Diori Vasconcelos, da Rádio Gaúcha, como PC Oliveira, do SporTV, avaliaram que foi pênalti e que a arbitragem acabou prejudicando o Grêmio com a sua decisão:
Diori Vasconcelos, da Rádio Gaúcha: “Para mim, tem a infração. O jogador do Inter chega para tentar tirar a bola, erra ela e faz uma alavanca que atinge o jogador do Grêmio. Para mim, houve a infração. Olha, inacreditável esse lance. Não tem lógica. Não consigo entender a não marcação do pênalti. Aguirre errou o bote e fez a alavanca”
PC Oliveira, do SporTV: “É muito pênalti. O Braulio está vendo as costas dos jogadores e pode ser que esteja vendo o contato lateral. Mas só é feito pela alavanca da perna direita do Aguirre na coxa do Aravena. Ele até aponta o contato no ombro, mas não vê a perna. Talvez por ter visto em campo, tenha levado a convicção para a análise. Aguirre chega atrasado de forma imprudente ampliando o corpo na perna do Aravena. É pênalti claro”

Grêmio soltou nota oficial
Em um post feito nas suas redes sociais oficiais, o Grêmio criticou a falta de critério da arbitragem e publicou um vídeo com lances no mesmo jogo para fazer a comparação com o pênalti. O clube prometeu buscar os seus direitos e exigir reparações:
“Qual o critério da arbitragem? Veja os lances e faça seu julgamento. Estamos cansados de repetir os mesmos pedidos: uma arbitragem justa, que não beneficie ninguém. O pênalti não marcado hoje é um escândalo. É uma afronta aos nossos quase 10 milhões de torcedores. Mas não nos calaremos! Exigiremos providências para termos arbitragens mais justas nas partidas do Grêmio”, postou o tricolor após o Gre-Nal.
Veja mais notícias do Grêmio:
- Dirigente do Grêmio grita “vergonha” após polêmica no Gre-Nal
- Antes do Gre-Nal, Edenilson decide processar jornalista que o acusou de “X9” do Grêmio